Por Fábio Relvas – Da Redação
O Clube do Remo praticamente assegurou sua classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Leão Azul derrotou o Nacional-AM, por 3 a 2, na noite do último sábado (22), no estádio Arena Verde, em Paragominas, e disparou no Grupo A1 da competição com 13 pontos conquistados. Líder isolado. Os remistas abriram três a zero com gols de Edcleber, Silvio e Henrique, enquanto que Felipe e Junior Paraíba descontaram para o Naça.
A partida: Leão quase lá
O Remo começou em cima do Nacional. Eduardo Ramos tocou para Levy dentro da área, o lateral azulino disparou rasteiro, a bola passou assustando a meta de Rodrigo Ramos. O Naça respondeu em uma cobrança de falta de Peter, a bola foi no meio do gol e ficou fácil para a defesa de Fernando Henrique. De novo o Leão paraense, Edicleber recebeu passe na entrada da área e bateu com categoria, a bola ainda tocou no travessão e entrou, belo gol, aos 16 minutos, Remo 1 a 0. O Nacional não sentiu o gol e quase empatou o jogo depois que Felipe cruzou, a bola passou por toda a extensão da área e Thiago Floriano se esticou todo, mas não alcançou. Mais uma vez o Remo, Levy respondeu chutando cruzado, a bola desviou na zaga e foi para escanteio. Em uma falta para o Nacional, Felipe cobrou, Gilson desviou para o meio da área e Felipe cabeceou, a bola passou perto. Quase gol do time amazonense. Mais uma bola na área remista, em um desvio, Fernando Henrique salvou na primeira e a bola sobrou para Maurício Leal que chutou para fora. Após uma lambança da zaga do Naça, Aleílson roubou a bola e serviu para Silvio, o garoto da base chutou forte e Rodrigo Ramos evitou o segundo gol do Leão. O time amazonense começou a levantar bola na área e em mais uma cabeçada de Felipe, o goleiro Fernando Henrique espalmou para lateral.
Na etapa derradeira o Leão ampliou logo aos sete minutos. O atacante Silvio entrou na área, passou dos marcadores e chutou cruzado estufando a rede do adversário, 2 a 0. Apoiado pela torcida o Remo quase chegou ao terceiro. Após um escanteio, Junior Paraíba cortou de forma esquisita e quase marcou contra. De novo o Leão, desta vez Juninho bateu colocado buscando o ângulo direito, o goleiro Rodrigo Ramos se esticou todo e evitou o terceiro jogando para escanteio. Mas na cobrança não teve jeito, bola na área, o zagueiro Henrique subiu bem e meteu a cabeça, 3 a 0, aos 28 minutos. Só que o Naça foi para o tudo ou nada e diminui o placar aos 30 minutos, quando Felipe recebeu sozinho e teve tranquilidade para marcar na frente de Fernando Henrique, 3 a 1. Felipe marcou o gol e foi expulso no lance seguinte após cometer falta e receber o segundo amarelo e consequentemente o vermelho. O Nacional não se abateu e chegou ao segundo gol depois que Felipe Macena falhou e a bola ficou limpa para Junior Paraíba, que mandou um chute certeiro, 3 a 2, aos 43 minutos. O time amazonense foi todo para pressão, apesar de ter um jogador a menos em campo. Com isso o Remo encontrou espaço para o contra-ataque. Em um deles, Léo Paraíba recebeu livre para liquidar, mas acabou perdendo uma chance incrível e isolou a bola, para a loucura da torcida na Arena Verde. Placar final: Remo 3 x 2 Nacional.
REMO: Fernando Henrique; Levy, Max, Henrique e Alex Ruan; Leandro Santos, Chicão, Edicleber (Juninho) e Eduardo Ramos; Silvio (Felipe Macena) e Aleílson (Léo Paraíba). Técnico: Cacaio
NACIONAL: Rodrigo Ramos; Peter, Maurício Leal, Gilson e Rafael Vieira; Dênis, Felipe, Felipe Manoel e Lídio; Nando (Thiago Verçosa) e Thiago Floriano (Romário). Técnico: Paulo Morgado
Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO)
Assistentes: Luis Diego Nascimento Lopes (PA) e Heronildo Freitas da Silva (PA) Quarto árbitro: Djonaltan Costa de Araujo (PA)
Cartões amarelos: Max e Fernando Henrique (Remo); Lídio, Rafael Vieira, Thiago Floriano e
Cartão Vermelho: Felipe (Nacional)
Local: Estádio Arena Verde, em Paragominas
Renda: R$ 15.244,00 – Pagantes: 905 – Não pagantes: 65 – Total: 970 – Líquido do Remo: R$4,600,00