O Clube do Remo se garantiu em mais uma final de Campeonato Paraense. Atuando na tarde deste domingo (30), o Leão Azul não tomou conhecimento do Cametá e goleou, por 4 a 0, no Estádio Evandro Almeida, o Banpará Baenão, em Belém, pelo jogo de volta das semifinais do Parazão. Muriqui, Jean Silva, Richard Franco e Pablo Roberto marcaram os gols azulinos.
O Remo, que é atual campeão, vai em busca do bicampeonato, enfrenta o Águia de Marabá em dois jogos que vão decidir o grande campeão da temporada de 2023. As datas ainda serão confirmadas pela Federação Paraense de Futebol (FPF).
O jogo: Leão na final!
O Remo começou na pressão. Leonan cobrou falta e Richard Franco cabeceou no travessão. No lance seguinte, não teve jeito. Pablo Roberto fez grande jogada individual e tocou para Muriqui, o atacante não perdoou e marcou, aos quatro minutos, 1 a 0 Leão. O Cametá quase empatou, quando Alexandre cobrou escanteio e assustou o goleiro Vinícius. Pablo Roberto chutou forte e o goleiro Pedro Henrique, do Mapará, teve que se virar e defender em dois tempos.
O Fenômeno Azul empurrou o Leão e deu certo. Muriqui deu belo passe para Jean Silva, que marcou com tranquilidade o segundo gol, aos 18 minutos, 2 a 0 Remo. Minutos depois, Pablo Roberto recebeu lançamento, driblou o goleiro Pedro Henrique e mandou para o fundo do barbante, seria o terceiro gol azulino, mas a arbitragem assinalou impedimento, aos 22 minutos.
O Cametá chegou com perigo, depois que Rayro cruzou, a bola sobrou para Pilar, o atacante chutou para a grande defesa de Vinícius, no rebate Alexandre bateu pra fora. Já no segundo tempo, o Remo ampliou cedo. Muriqui invadiu a grande área e tocou para Richard Franco, que mandou para o gol, aos seis minutos, 3 a 0 Leão Azul. O Mapará quase diminuiu. Depois de um cruzamento na área, Rogerinho cabeceou pra fora.
O quarto gol remista foi um golaço. Pablo Roberto recebeu na frente, driblou o goleiro Pedro Henrique e guardou, aos 16 minutos, 4 a 0 Remo, fora o baile. A torcida do Leão foi a loucura. Após cobrança de escanteio, Marcão cabeceou para trás e quase marcou contra. Já sem forças, o Mapará tentou ao menos descontar com Pilar, que chutou e parou na defesa do goleiro Vinícius.
Em outro momento cametaense, Osvaldir cobrou falta rasteira e Vinícius defendeu, na sobra a defesa do Leão aliviou o perigo. Placar final: Remo 4 x 0 Cametá. No agregado: 5 a 1 para o Leão Azul que chegou em mais uma final. Após o apito do árbitro, os refletores do Baenão foram apagados e a torcida remista iluminou com as luzes dos celulares, uma provocação ao rival Paysandu, que ano passado apagou os refletores da Curuzu na comemoração do título azulino.
Por Fábio Relvas / Fotos: Samara Miranda (Ascom Remo)