O Clube do Remo entrou em campo na tarde e noite deste sábado (31) para encarar o Botafogo-PB no Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. O duelo foi válido pela primeira rodada do Grupo B do Campeonato Brasileiro da Série C, chamado de quadrangular do acesso. A torcida do Leão Azul lotou o estádio e fez uma linda festa com dois mosaicos nas arquibancadas. Do lado A com o dizer “Lutar e Vencer”, no lado B com um escudo do Remo e com o número de 1905, ano de fundação do clube.
O jogo começou com lance polêmico logo aos 14 minutos. Diogo Batista cruzou da direita e a bola tocou na mão de Rafael Furlan dentro da grande área e o árbitro Lucas Casagrande, do Paraná, marcou pênalti para o Remo. Só que o VAR chamou a arbitragem para revisar o lance e após a checagem, o árbitro anulou a marcação da penalidade máxima.
O Remo nem precisou do pênalti e abriu o placar. Rodrigo Alves fez grande jogada pela esquerda e cruzou na segunda trave para o atacante Pedro Vitor, que tocou de primeira para o fundo do barbante, aos 21 minutos, 1 a 0 Leão, para a explosão do Fenômeno Azul no Mangueirão. Logo depois, em outra boa jogada de Rodrigo Alves pela esquerda, o atacante rolou para trás para o chute de Ytalo, a bola caprichosamente acertou no travessão do goleiro Dalton.
O Botafogo tentou o empate com Jô, que recebeu livre dentro da área e chutou muito perto da meta do goleiro Marcelo Rangel. Em mais uma chegada do Belo, Jô cabeceou e a bola bateu em Jaderson, o goleiro Marcelo Rangel fez milagre para salvar o Remo do empate. Seria gol contra. Quem marcou mesmo foi o Leão. Após cruzamento pela direita, Ytalo ajeitou para o chute certeiro de Pedro Vitor, que marcou um golaço no Mangueirão, aos 41 minutos, 2 a 0 para o Remo.
No segundo tempo, o time da Paraíba descontou. Vinícius Leite cobrou escanteio e após cabeceio, a bola tocou na mão do defensor remista dentro da área. O árbitro não titubeou e marcou pênalti. Silas, ex-Remo, cobrou forte no meio do gol e descontou, aos 11 minutos. O Remo teve a chance do terceiro gol com Ribamar, o atacante ficou de frente para marcar, mas chutou em cima do goleiro Dalton.
Nos acréscimos, o meia Marco Antônio, que entrou na reta final de espetáculo, arrancou bem pela esquerda, cortou a marcação e chutou para uma grande defesa do goleiro Dalton. Quase o terceiro gol azulino. Placar final: Remo 2 x 1 Botafogo-PB.
Com o resultado, o Remo lidera o Grupo B do quadrangular do acesso, com três pontos, enquanto o Botafogo-PB ficou sem pontuação. O Remo volta a campo na segunda-feira (9) diante do São Bernardo-SP, às 20h, no Estádio Municipal 1º de Maio, o Primeirão, em São Bernardo do Campo, no duelo válido pela segunda rodada do quadrangular de acesso do Campeonato Brasileiro da Série C.
Por Fábio Relvas