O Clube do Remo venceu a sua segunda partida pelo Campeonato Brasileiro da Série C 2020. Atuando no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, o Leão Azul despachou o Ferroviário (CE), por 2 a 1, na noite deste domingo (16), seguindo com 100% de aproveitamento no Grupo A da competição nacional e disparando na liderança com seis pontos.
O Remo perdeu o volante Charles, expulso ainda aos 37 minutos do primeiro tempo. Os três gols da partida foram marcados no segundo tempo: o zagueiro Fredson assinalou de cabeça, aos 18, e o meia Eduardo Ramos, também de cabeça, aos 33 minutos para o Leão Azul, enquanto Wellington Rato descontou para o time cearense, cobrando pênalti, aos 35 minutos jogados.
Na próxima rodada, o Remo vai até o Maranhão encarar o Imperatriz, o chamado Cavalo de Aço, no Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz. A partida está marcada para a segunda-feira, dia 24, às 20h. Mas antes, o Leão encara o Castanhal nesta quinta-feira (20), às 20h, no Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, partida válida pela semifinal do Parazão. Como venceu o primeiro duelo contra o Japiim, por 1 a 0, o Remo joga por um empate para chegar à decisão do estadual.
O jogo: Leão 2 a 1, segue o líder!
O Remo quase abriu o placar com menos de um minuto de jogo: Eduardo Ramos lançou para Gelson, que chutou cruzado na pequena área; o zagueiro Vitão travou a jogada antes da chegada de Zé Carlos. O Ferroviário respondeu com Tiago Costa cruzando da esquerda para Wellington Rato, que subiu de cabeça sozinho no segundo pau e mandou para fora. Outra vez o Ferrão levou perigo. Wellington Rato cobrou escanteio fechado, a bola bateu na trave e voltou para Willian Machado, que cabeceou para o gol – o volante Gelson, do Leão, salvou quase em cima da linha. Quase gol olímpico no Mangueirão.
Depois do susto, o time azulino tentou chegar com Charles, que mandou um chute de fora, mas longe da meta adversária. O Tubarão cearense assustou novamente, depois que Tiago Costa cruzou da esquerda, o lateral remista Dudu Mandai mergulhou de peixinho na bola e mandou pela linha de fundo, mas a redonda tirou a tinta da trave do goleiro Vinícius. Quase um golaço contra.
Pressão dos visitantes. Em uma bola na área azulina, o zagueiro Vitão subiu firme e meteu de cabeça; o goleiro Vinícius fez grande defesa, mandando para escanteio com um tapa na bola. O volante Charles chegou forte em Lucas Hulk, e o árbitro Leandro Bizzio Marinho, de São Paulo, mostrou o segundo cartão amarelo, consequentemente o cartão vermelho, expulsando Charles de campo, e deixando o Remo com um jogador a menos, aos 37 minutos.
O time do Ferroviário aproveitou o fato de ter um jogador a mais e partiu para cima do Remo. O meia Wellington Rato disparou de longe e o goleiro Vinícius milagrosamente espalmou para escanteio, salvando o Leão outra vez. No segundo tempo, o Remo tentou abrir o placar na cobrança de falta de Júlio Rusch: a bola foi no segundo pau, mas o zagueiro Mimica não conseguiu subir de cabeça.
O Ferrão respondeu rapidamente no chute de fora da área de Caíque; o goleiro Vinícius encaixou bem para o Leão. Em nova chegada do Ferroviário, Wellington Rato lançou para Siloé, que ficou de cara com Vinícius, mas o assistente William Trufelli Malaquias, de São Paulo, assinalou impedimento. O Remo teve uma falta perigosa, próxima à bandeira de escanteio. Júlio Rusch cobrou rasteiro para Eduardo Ramos, que acabou furando na hora da finalização.
Em mais uma falta para o Leão, desta vez na entrada da área, Eduardo Ramos cobrou e a bola passou por cima da meta do goleiro Nicolas. Na terceira falta, não teve jeito: Eduardo Ramos caprichou e levantou no meio da área, o zagueiro Fredson subiu e meteu de cabeça para o fundo do gol, aos 18 minutos, 1 a 0 Leão! O time cearense tentou o empate, quando Olávio cabeceou para fora sem perigo.
O Ferroviário queria o empate. Reinaldo resolveu arriscar de fora da área, mas o chute saiu fraquinho pela linha de fundo. Em outra tentativa, o zagueiro Rafael Jansen, do Remo, marcou bobeira, Wesley ficou com a bola e disparou um chute perigoso – o goleiro Vinícius salvou o time paraense com uma boa defesa. Quem marcou novamente foi o Leão Azul: Lucas Siqueira cruzou da esquerda, a bola passou por toda a defesa do Ferrão e Eduardo Ramos, sozinho, meteu a cabeça na bola e correu para o abraço, aos 33 minutos, 2 a 0 Leão.
No lance seguinte, Wesley foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou pênalti para o Ferroviário. Wellington Rato com categoria diminuiu o placar, aos 35 minutos, 2 a 1. O time cearense tentou o empate em uma falta na área, mas Tiago Costa levantou e Siloé mandou para fora. O Remo respondeu em uma falta próxima ao gol adversário, o meia Eduardo Ramos encheu o pé e isolou. Placar final: Remo 2 x 1 Ferroviário (CE).
FICHA TÉCNICA
REMO: Vinícius; Rafael Jansen, Mimica, Fredson e Dudu Mandai (Lailson); Charles, Lucas Siqueira, Gelson (Xaves) e Júlio Rush (Tcharlles); Eduardo Ramos e Zé Carlos (Djalma). Técnico: Mazola Júnior
FERROVIÁRIO: Nicolas; Mathaus, Vitão, Willian Machado e Tiago Costa; Lucas Hulk (Olávio), Diego Lorenzi (Reinaldo), Wellington Rato e Caíque (Wesley); Siloé e Willian Lira. Técnico: Marcelo Villar
- Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
- Assistentes: Leandro Matos Feitosa (SP) e William Trufelli Malaquias (SP)
- Quarto árbitro: Joelson Nazareno Ferreira Cardoso (PA)
- Cartões amarelos: Charles, Zé Carlos e Dudu Mandai (Remo); Lucas Hulk e Willian Machado (Ferroviário)
- Cartão vermelho: Charles (Remo)
- Gols: Fredson, de cabeça, aos 18, e Eduardo Ramos, de cabeça, aos 33 minutos do 2° tempo para o Remo; Wellington Rato, de pênalti, aos 35 minutos do 2° tempo para o Ferroviário
- Local: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém
Por Fábio Relvas
CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO A DA SÉRIE C
- 1° REMO (PA): 6 pontos
- 2° VILA NOVA (GO): 4 pontos
- 3° FERROVIÁRIO (CE): 3 pontos
- 4° MANAUS (AM): 1 ponto
- 5° SANTA CRUZ (PE): 1 ponto
- 6° PAYSANDU (PA): 1 ponto
- 7° IMPERATRIZ (MA): 0 ponto
- 7° TREZE (PB): 0 ponto
- 9° JACUIPENSE (BA): 0 ponto
- 10° BOTAFOGO (PB): 0 ponto