Remo vence o Paysandu e conquista o título do Campeonato Paraense de 2018

Isac marcou de pênalti e garantiu, pela 4ª vez seguida, o triunfo do Leão diante do Papão

Continua depois da publicidade

O Clube do Remo venceu pela quarta vez seguida o seu maior rival, o Paysandu Sport Club, e conquistou o título do Campeonato Paraense de 2018. O atacante Isac, de pênalti, deu a vitória aos azulinos, aos 26 minutos do 1° tempo, explodindo o Fenômeno Azul nas arquibancadas do Estádio Olímpico, Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. A partida foi realizada na tarde deste domingo (8), com o Leão Azul conquistando seu 45ª título estadual de sua história.

Outra marca que impressiona, é a do técnico Givanildo Oliveira, que nunca perdeu para o rival bicolor. Foram nove jogos, sendo sete vitórias e dois empates. Esse é o segundo título paraense conquistado pelo técnico a frente do Leão, em 1993, faturou em cima do próprio Paysandu, iniciando a saga do tabu de 33 jogos sem perder para o rival.

O Clube do Remo foi disparado o melhor time do Parazão 2018: em 14 jogos somou 31 pontos, sendo 10 vitórias, um empate e três derrotas. O Leão Azul agora é o soberano do estado do Pará.

O jogo: Leão 1 x 0 Papão – Mais que merecido, Clube do Remo campeão paraense de 2018

Precisando reverter a vantagem o Paysandu chegou primeiro: na jogada rápida, o atacante Walter disparou de fora da área, a bola passou assustando o goleiro Vinícius. Em boa troca de passes do Papão, Pedro Carmona disparou da intermediária e o goleiro Vinícius fez uma ponte para ficar com a bola. O Remo perdeu a bola na frente, o Paysandu saiu em contra-ataque com Mateus Muller, que tocou para Cassiano, o atacante bicolor disparou cruzado para a defesa de Vinícius.

Quando foi para o ataque o Leão Azul foi fatal. Felipe Marques recebeu lançamento e foi derrubado pelo goleiro Marcão, pênalti assinalado pelo árbitro Anderson  Daronco-RS, da FIFA. Isac pediu a preferência e cobrou com muita categoria, deslocando o goleiro Marcão, aos 26 minutos, 1 a 0 Leão, para a explosão do Fenômeno Azul no Mangueirão.

Em mais um lance perigoso dos azulinos, Levy tabelou com Elielton e deixou o atacante de frente para ampliar, mas preferiu lançar e a bola ficou com Marcão.

Fernando Torres/Paysandu
Fernando Torres/Paysandu

Para o segundo tempo, o técnico Dado Cavalcanti alterou sua equipe: sacando Matheus Silva e Willyam, colocando Moisés e Danilo Pires, respectivamente. Na primeira chegada de ataque do Paysandu, Moisés desviou de cabeça para o atacante Walter, que disparou cruzado para fora. O Papão começou a se expor e o Leão aproveitou os espaços. Adenilson recebeu passe e ficou sozinho para cruzar, mas preferiu chutar e mandou pela linha de fundo.

Minutos depois, Adenilson chutou de fora da área, a bola passou assustando o goleiro Marcão. O Papão tentou pressionar, Moisés chutou cruzado, Vinícius defendeu e na sobra, o zagueiro Mimica despachou para fora. O técnico Givanildo Oliveira colocou o atacante Jayme no lugar de Elielton. Após cruzamento na área, Isac cabeceou por cima da bicolor. Outra vez o Leão, Felipe Marques cruzou, o goleiro Marcão saiu mal e a bola chegou para Adenilson, que sozinho cabeceou em cima do arqueiro bicolor.

O Paysandu respondeu com Walter, que cruzou e Moisés sozinho cabeceou para fora. Após escanteio para o time bicolor, Diego Ivo cabeceou e o goleiro Vinícius espalmou sensacional. Felipe Recife sentiu e o time azulino teve que mudar, entrando Fernandes. Na última mudança do Papão, saiu Mike e entrou Peu. Em uma falta de muito longe, Esquerdinha cobrou forte por cima da meta bicolor.

O time do Paysandu sem muita força conseguia chegar. Moisés em uma boa jogada individual passou de dois marcadores e disparou forte, o goleiro Vinícius salvou espetacular. Em contra-ataque bicolor, Peu disparou de longe por cima da meta remista. Mais uma bola na área do Remo, Moisés cabeceou sozinho para fora. Givanildo Oliveira mexeu pela terceira vez, sacando Felipe Marques e colocando Rodriguinho.

O time bicolor foi para o tudo ou nada. Cassiano cruzou para a cabeça de Diego Ivo, o nome do jogo, o goleiro Vinícius fez a defesa. No contra ataque-azulino, Isac recebeu na esquerda e chutou cruzado para fora. Outra vez o Remo, Levy deixou Jayme sozinho para ampliar, mas o atacante azulino conseguiu perder. Walter pegou uma sobra dentro da área, mas acabou chutando por cima. O árbitro Anderson Daronco levou até aos 51 minutos. Placar final: Remo 1 x 0 Paysandu. Clube do Remo campeão paraense de 2018.

Imagem TV Cultura
Imagem TV Cultura

“Complicado falar agora alguma coisa nesse momento. Hoje criamos, buscamos e o gol não saiu e eles venceram o clássico. A gente estava trabalhando a bola e a equipe lutou até o final. No segundo tempo nos dedicamos, mas infelizmente tomamos um gol no primeiro tempo que acabou atrapalhando. A nossa equipe sentiu um pouco no primeiro tempo. O Remo foi o campeão e agora é dá os parabéns para eles”, afirmou Cassiano, atacante do Paysandu.

“Fico feliz de ter participado deste grupo campeão, estão todos de parabéns. Fico feliz, mas toda a honra e a glória ao senhor Jesus e a Deus por me capacitar e me dá força para treinar, trabalhar e com saúde. Trabalhamos muito duro. Acho que o mérito não é só meu, é do preparador de goleiro Juninho, que treina a gente muito duro e forte. A comissão técnica e os companheiros. Estou muito feliz e era um título que eu almejava muito”, disse Vinícius, goleiro do Clube do Remo.

FICHA TÉCNICA

REMO: Vinícius; Levy, Bruno Maia, Mimica e Esquerdinha; Dudu, Felipe Recife (Fernandes) e Adenilson (Rodriguinho); Elielton (Jayme), Felipe Marques (Rodriguinho) e Isac. Técnico: Givanildo Oliveira

PAYSANDU: Marcão; Matheus Silva (Moisés), Diego Ivo, Edimar e Mateus Muller; Nando Carandina, Willyam (Danilo Pires) e Pedro Carmona; Walter, Mike (Peu) e Cassiano. Técnico: Dado Cavalcanti

Árbitro: Anderson Daronco-RS (FIFA)

Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos-BA (FIFA) e Guilherme Dias Camilo-MG (FIFA)

Quarto-árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva-PA (FIFA)

Quinto-árbitro: Joquetan Moreira Guimarães-PA

Sexto-árbitro: Rafael Ferreira Vieira-PA (CBF)

Cartões amarelos: Esquerdinha e Adenilson (Remo); Matheus Silva, Mateus Muller e Nando Carandina (Paysandu)

Gol: Isac, de pênalti, aos 26 minutos do 1º tempo para o Remo

Local: Estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém

Renda: R$ 1.092.010,00 – Pagantes: 25.879 – Não pagantes: 3.000 Total: 28.879

Por Fábio Relvas