O Campeonato Paraense segue a todo vapor na temporada de 2023. O Clube do Remo, atual campeão, encarou o São Francisco, de Santarém, no Estádio Municipal de Ipixuna, o Ipixunão, em Ipixuna do Pará. Já o Bragantino enfrentou o Castanhal, no Estádio Olímpico São Benedito, o Diogão, em Bragança, em sua estreia no estadual. Os dois jogos foram realizados na tarde deste domingo (12) e válidos pela segunda rodada.
Remo x São Francisco
O Clube do Remo encarou seu primeiro jogo fora de casa na competição estadual, mas se sentiu no Baenão, já que a torcida azulina lotou as dependências do Estádio Municipal de Ipixuna do Pará. No duelo de Leões, foi o Leão de Santarém que chegou pela primeira vez no chute de Camilo, o goleiro Vinícius defendeu com tranquilidade. O time santareno teve uma chance clara, quando Juninho deu belo passe para Gilmar Heré, que de frente chutou por cima da meta remista.
Em mais uma investida do São Francisco, Ramon recebeu sozinho dentro da área, tirou do goleiro Vinícius e mandou para fora. O Remo respondeu com uma sobra de bola, Soares mandou um chute forte por cima da meta do goleiro Evandro Gigante. O Leão Azul teve a chance com Diego Tavares, que finalizou na trave do arqueiro adversário. No segundo tempo, o Remo voltou com outra postura. O atacante Muriqui recebeu sozinho e finalizou em cima do goleiro Evandro Gigante.
O time franciscano teve a chance com Jordan Gabriel, que se livrou da marcação e chutou perto da trave azulina. Quem marcou mesmo foi o time da capital. Após cobrança de escanteio, a defesa cortou de cabeça, mas a bola caiu nos pés de Pedro Victor que acertou um belo chute de fora da área, aos 16 minutos, 1 a 0 Leão Azul. O segundo gol quase saiu, quando Pedro Victor cruzou da esquerda e Fabinho sozinho, perdeu na pequena área. Placar final: São Francisco 0 x 1 Remo.
Bragantino x Castanhal
No Estádio Diogão, o Bragantino finalmente fez sua estreia após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) autorizar o retorno do clube para o Parazão. A torcida do Tubarão ainda provocou o Paragominas Futebol Clube, que entrou com recurso para não ser rebaixado e permanecer na elite do paraense. Com a bola rolando, o Bragantino não conseguiu vencer a boa equipe do Castanhal, que segurou ao máximo o adversário. Placar final: Bragantino 0 x 0 Castanhal.
Classificação do Parazão 2023
Grupo A
1º Remo: 6 pontos
2º Caeté: 3 pontos
3º Bragantino: 1 ponto
4º Itupiranga: 1 ponto
Grupo B
1º Águia de Marabá: 4 pontos
2º Cametá: 4 pontos
3º Paysandu: 3 pontos
4º São Francisco: 3 pontos
Grupo C
1º Castanhal: 2 pontos
2º Tuna Luso: 1 ponto
3º Independente: 1 ponto
4º Tapajós: 0 ponto
Por Fábio Relvas / Foto: Samara Miranda (Ascom Remo)