Brasília – O 3º estudo que encerra a análise de opinião de oito mil eleitores no Pará, confirma que o MDB poderá eleger 6 deputados federais da legenda, sendo que a sexta vaga é disputada entre a candidata Renilce Nicodemos e o Pastor Olival Marques — ligado à Igreja Assembleia de Deus. O levantamento aponta que o PL e o PP que podem eleger 2 deputados cada; já o PDT, PSB, PSD, PSDB/CIDADANIA, PT/PCDOB/PV, REPUBLICANOS E UNIÃO fazem um cada, prevê a Doxa Pesquisas, em levantamento finalizado ao longo desta semana final de campanha.
De acordo com a análise de dados ao qual o Blog do Zé Dudu teve acesso, 15 partidos e 2 federações comporiam a nova legislatura por 4 anos no Congresso Nacional. “Não trabalhamos com ranking, mas o potencial de cadeiras que cada partido poderá obter, atribuindo sim, com as perspectivas das regras e do quociente eleitoral e partidário, um quadro provável da vontade do eleitor”, explica Dornélio Silva, fundador da Doxa Pesquisas, uma das empresas mais atuantes e certeiras no setor, em atividade no Pará.
Nas tabelas seguintes, estão listados os possíveis 17 nomes que comporão a Bancada do Pará na Câmara dos Deputados, por partido agrupado.
Quebrando um paradigma que prospera contra a evolução da ciência estatística, de forma inédita, a Doxa Pesquisas, aponta os favoritos ao cargo de deputado federal no Pará na véspera da eleição. “As empresas concorrentes, jamais tiveram a coragem de fazer algo semelhante, porque, afinal, o universo pesquisado é pequeno e cara a sua prospecção, caso a intenção seja ampliá-lo. Nós, ao contrário, fomos ao campo e aplicamos um número robusto de questionários. Oito mil é um número considerado e nos deu segurança para realizar o estudo”, disse Dornélio Silva, cientista político que comanda a Doxa Pesquisas.
Ele acredita que: “É possível, com o rigor da ciência, apontar uma tendência de escolha com a segurança da ciência política e estatística, uma média que aponta, num dado momento, a tendência do eleitor, quando o campo pesquisado, após o cruzamento dos dados, em dois momentos, em agosto e depois em setembro, reproduz o retrato da opinião desse universo de eleitores”, ensina Dornélio, ao divulgar o resultado do trabalho de sua equipe, num prognóstico que nenhuma empresa concorrente se arriscou publicar.
Nos estudos dos cargos proporcionais, as pesquisas de campo estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) sob os números PA-04691/2022; PA-00475/2022; PA-09000/2022; PA-02351/2022
“Com a maior tendência de nomes nas citações dos entrevistados o MDB poderá eleger 6 cadeiras, sendo que tem a possibilidade de fazer uma sétima. Acirrada, a disputa está embolada nessa última vaga do partido, ficando empatados o Pastor Olival Marques e Renilce Nicodemos na sexta vaga”, assegura Dornélio Silva.
Confira na tabela abaixo, os possíveis nomes do MDB, partido do governador Helder Barbalho, que trabalha pela sua reeleição, que tendem a possibilidade de entrar na Câmara Federal e os que lutam para subir na reta final da campanha.
“No PL, os candidatos Delegado Eder Mauro fica bem à frente da média podendo fazer dois pelo quoeficiente eleitoral — de aproximadamente 260 mil votos nessa eleição —, revelando uma disputa bem acirrada numa vaga dentro do partido, com a possibilidade de uma terceira vaga na sobra”, aponta o estudo da Doxa Pesquisas.
O 3º estudo da Doxa Pesquisas aponta que no PP a disputa está empatada entre dois candidatos. “De acordo como o número de manifestações, pode-se afirmar que o partido pode eleger um deputado, sendo que esta briga vai ser entre Cristiano Vale, que busca a reeleição e Hesio Moreira, literalmente empatado com o deputado na preferência do eleitor”, atesta Dornélio Silva.
A Doxa Pesquisas analisou a possibilidade de o PDT eleger apenas um deputado federal. “De acordo com as regras da Lei Eleitoral, no PDT, apenas o deputado estadual Miro Sanova pode ser eleito federal pelo critério da sobra acumulativa de seus votos e de sua legenda, enquanto que o ex-deputado Giovanni Queiroz, não tem qualquer chance de eleição”, prevê Dornélio Silva.
A tendência se repete no PSB coma reeleição do atual deputado federal Cássio Andrade.
Dornélio Silva informa que: “No PTB, temos como destaque o ex-deputado estadual Márcio Miranda que é apontado pelos entrevistados com números expressivos de citações dentro da legenda, e poderá além de sua vaga puxar para uma segunda vaga que seria preenchida pelo atual deputado federal Paulo Bengston ou mesmo o médico Dr. Loredan, que atua em Altamira, conforme aponta o histórico de votos partidários da legenda.”
O estudo aponta que na Federação formada pelo PSDB e Cidadania a tendência é eleger apenas uma deputado que será ocupada conforme o maior número de citações pela candidata Lena Pinto, que é esposa do atual deputado federal Nilson Pinto, que também concorre nessas eleições.
Já a federação PT/PCdoB/PV poderá fazer um deputado. Pelos dados apresentados nas pesquisas, o nome da ex-governadora Ana Júlia Carepa, é quem poderá ocupar essa vaga.
Numa eleição muito difícil como essa, com prazo curto, novas regras e desinteresse do eleitor devido as sequelas de uma pandemia mortal, o Republicanos pode eleger um deputado devido as sobras, e a vaga pode ser ocupada pelo deputado federal Vavá Martins que busca a reeleição.
O UNIÃO Brasil, partido surgido da junção do DEM e PSL, poderá fazer um deputado, que seria Celso Sabino, que já é deputado federal e busca a reeleição. Seu nome tem o maior número de citações no levantamento da Doxa Pesquisas.
O PSD tende a fazer apenas um deputado, que pelas citações das pesquisas será o atual deputado federal Júnior Ferrari que também busca a reeleição.
Os três estudos da Doxa Pesquisa apontam que a federação PSOL/Rede não elegerá nenhum deputado, confirmando o enorme desgaste político da administração do atual prefeito de Belém Edmilson Rodrigues.
Ficha técnica da pesquisa
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Pará
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04691/2022; PA-00475/2022; PA-09000/2022 e PA-02351/2022
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Período: Agosto/Setembro de 2022
Local: Estado do Pará
Amostra: Foram entrevistados 8.000 eleitores.
Estatístico Responsável: Jadson Chaves – CONRE: 8010
Analise de dados e Redações: Dornélio Silva e Simão Bastos
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.