Se você está com dores e inchaços, e esses sintomas surgiram de repente, sem nenhuma razão traumática e ainda vêm acompanhados por calor, vermelhidão e pressão alta, vá ao reumatologista.
Em Parauapebas você terá essa oportunidade no próximo dia 9 de novembro, pois a Dr.ª Ana Paula Silva Pinheiro, reumatologista, CRM 6550, estará atendendo no ISEP – Instituto de Saúde Especializada de Parauapebas, localizado na Rua F, nº 92, bairro Cidade Nova.
Segundo a direção do ISEP, as consultas já podem ser agendadas através dos telefones (94) 3346-68-54 ou (94) 8115-99-60. Ainda segundo o ISEP, Dr.ª Ana Paula atenderá quinzenalmente no município. É importante lembrar que o sul do Pará não conta com médicos com essa especialização.
Reumatologia
Derivado do grego, o prefixo rheuma quer dizer ‘líquido que flui, que corre’ e antigamente serviu para caracterizar qualquer inchaço articular, sem razão traumática (torções e pancadas). Acreditava- se que o acúmulo de fluído nessas regiões é que gerava dores e dificultava movimentos – por isso o nome.
Hoje, o prefixo tem significado mais amplo: representa 106 doenças que, por vários fatores, incluindo predisposição genética, causam inflamações ou degenerações no aparelho locomotor, podendo comprometer sua função, além de alguns órgãos como rins, pulmão e coração. Entre as enfermidades estão artrose (desgaste da cartilagem), fibromialgia (dores difusas pelo corpo), osteoporose (enfraquecimento dos ossos), artrite reumatoide (juntas inflamadas, deformações e dificuldade de movimentos), febre reumática (capaz de provocar lesão cardíaca). E mais: lombalgia, tendinite, gota, bursites. . .
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, há apenas 992 reumatologistas cadastrados no país – metade deles só no estado de São Paulo.
3 comentários em “Reumatologista estará atendendo em Parauapebas a partir do dia 9 de novembro”
Preciso de uma informação: se esta reumatologista ainda atende em parauapebas!!!
Eles vão atender pelo plano de saúde AMS VALE
muito bom ja vou comunicar a uma amiga que sofre com fibromialgia