Reunião em Belém discute campus universitário em Parauapebas

Continua depois da publicidade

Há aproximadamente 04 meses, os estudantes de Parauapebas, dos vários níveis e escolas, vêm se reunindo e discutindo propostas para se conquistar a ampliação de cursos no ensino de nível superior digno para nossa cidade. O movimento estudantil não mais parou e, agora, está em sua segunda fase: conquistar a aprovação da emenda parlamentar para que Parauapebas seja reinserida no projeto de lei de criação e implantação da UNIFESSPA nas comissões da Câmara Federal; luta que já resultou na aprovação do relatório do deputado Bala Rocha (PDT-AP), por unanimidade, na Comissão de Trabalho e Serviço Público, contemplando nossa cidade. Agora, o relatório está em tramitação na Comissão de Educação e Cultura para ser analisado e votado em data ainda indefinida.

Com este trunfo em mãos, os estudantes parauapebenses renovaram suas forças e, mais uma vez, seguiram em comitiva para Belém, nesta segunda (21), juntamente com prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, representantes da VALE, Luiz Veloso e Fernando Silva, os deputados federais Wandekolk Gonçalves (PSDB-PA) e Cláudio Puty (PT-PA), e os veradores Faisal Salmen, Miquinhas da Palmares e  Raimundo Vascocelos, além de lideranças do Movimento Pró UNIFESSPA, da UNE e UBES em Parauapebas (Rebeca Valquiria, Gutemberg Silva e Elton Batista), para reunião com o reitor da UFPA Carlos Maneschy, onde foi explanado o processo de implantação do campus desta instituição em nosso municipio.

Inicialmente, o reitor elogiou a grande luta que os estudantes de Parauapebas promveram conquista da UNIFESSPA; e quão rica vem sendo esta batalha. Ressaltou também o desrespeito para com nossa população a retirada  do municipio do projeto de lei de criação e implantação da UNIFESSPA, destacando  que vai sugerir ao MEC a retirada da emenda parlamentar que propõe a implantação de campus nos municipios de Tucuruí e Redenção, para, assim, facilitar o processo de implantação do campus em Parauapebas, e reforçou que “Tucuruí, neste momento, não tem interesse em se inserir neste processo”. Em seguida, expôs como será o sistema de implantação do campus da UFPA, viabilizando o processo da forma mais rápida possivel.

Primeiro, será criado um núcleo, pois, a autonomia da universidade garante a criação de núcleos diversos no Estado, desde que haja estrutura e recursos suficientes para isso: o núcleo será oficial e definitivamente criado, em 15 de dezembro próximo, a partir da doação, pela Prefeitura, do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PARAUAPEBAS (CEUP) à UFPA (até aquisição de área apropriada para construção do campus definitivo, em parceria com a VALE), vez que, desta forma tornar-se-á viável a realização de processo seletivo (vestibular) já no próximo ano. O reitor também enfatizou que a maior dificuldade será a lotação de professores, pois, para a realização de concursos é necessário a devida autorização do MEC. De todo modo, a fim de superar esta dificuldade, serão direcionados professores de outros campus para nossa cidade, com o  apoio da PMP, garantindo a fixação dos professores, por um periodo mínimo de 02 anos, até a realização de concursos. Para assegurar os recursos necessários, os veradores presentes garantiram articulação, junto ao Prefeito, para imediata aprovação de orçamento específico, ainda na LOA 2012, para construção e equipação do campus.

Para concluir a reunião, foi marcada para dia 15 de dezembro, provavelmente no auditório do CEUP, a realização de eventos públicos em prol do Ensino Superior em Parauapebas: a doação oficial do  CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PARAUAPEBAS A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ e a assinatura do convênio entre Prefeitura Municipal de Parauapebas, VALE e UFPA para a construção do campus. Ao final, foi definida a criação de COMISSÃO TÉCNICA para acompanhar e garantir o processo de implantação do campus da UFPA, escolha de cursos e realização do vestibular ainda no segundo sementre de 2012. Esta comissão será composta por representantes do Movimento Estudantil, da PMP, da VALE e da UFPA.

Depois da reunião com a Reitoria da UFPA, a comitiva de Parauapebas, desta feita contando com representantes do Movimento Pró UNIFESSPA, da PMP e da VALE, dirigui-se à sede da Reitoria da UEPA para agenda com a reitora Marília Xavier, na qual foi discutido a imediata criação e instalação de pelo menos 2 cursos, na área de saúde, de nível superior, por esta instituição em nossa cidade. De imediato, foi firmado compromisso para que, no próximo dia 01 e 02 de dezembro, a digna reitora venha à cidade para anunciar oficialmente mais esta conquista de nossa população.

Fonte: Movimento Pró Campus da UNIFESSPA em Parauapebas

6 comentários em “Reunião em Belém discute campus universitário em Parauapebas

  1. Senna Responder

    Assim é que se faz – união pela causa nobre e justa!
    Vejo políticos e líderes (inclusive os estudantes) de vários partidos, viram se for assim em todas as reivindicações não tem dúvida, pode até demorar mas há vitória. Parabéns!
    Dividir pra quê? Povo unido é povo fortalecido!

  2. luan Responder

    Parabéns aos lideres estudantis sem sombra de duvidas estes sim são dignos de todo o nosso respeito enquanto trabalhadores da educação, quanto ao comentário da UBES sobre a dita diretora sede é verdade essa senhora ta querendo voltar aos tempos da ditadura.

  3. UBES de Parauapebas Responder

    È pra quem dizia que não conseguiríamos esta ai a resposta que quando a ” Estudantada” quer nada é impossível basta lutar e a UBES e a UNE de Parauapebas estão aqui para mostra a sociedade que é possível sim realizar os nossos sonhos, basta querer e que tudo se realiza e para as pessoas que nos chamarão de falsos lideres esta é uma das maiores demonstrações de que não estamos sozinhos e que toda a nossa categoria nos apoia e tem esperança de mudança a todos os que participaram deste processo sejam militantes da UNE da UBES dos coletivos Rebele-se na UBES e de outras entidades o nosso agradecimentos e sentimento de gratidão e isso é so começo ainda tem muita coisa pela frente a ser mudada e uma delas é atual diretora da Escola Sede Eduardo Angelim que é inimiga da educação e dos estudantes e professores que vem implantando uma verdadeira ditadura na rede estadual de Parauapebas alo PSDB vamos agir meu povo do jeito que ta não da mais para aguentar a falta de respeito dessa senhora.

  4. Leonidas Mendes Filho Responder

    Caro Zé…

    gostaria apenas de fazer um breve agradecimento ao Euzébio (do post acima) e ressaltar que termos conseguido esta vitória já é, para mim, mais e melhor do que eu realmente mereço e que os maiores responsáveis por esta conquista, fundamental para o futuro de nossa cidade, foram (e são) os líderes e os estudantes do Movimento Pro Campus da UNIFESSPA em Parauapebas: Rebeka, Guto, Elton, Geílson, Patriana, Simone, Jack, Wanderlei, Jadson, Gleisson e Aline (e todos os que contribuiram e nos motivaram). A paixão, a firmeza e a sinceridade com que eles e elas abraçaram esta causa têm sido minha inspiração e minha energia. Para um professor, eles são o melhor agradecimento e o melhor reconhecimento que eu poderia ter e receber.
    Valeu, Amigo! Valeu, Gurizada!

    “Viver não vale a pena: lutar vale a pena!”.

    Leonidas Mendes Filho

  5. euzébio Responder

    Engraçado. Quando tudo parecia perdido só o prof. Léo acreditava e corria atrás. Quando a possibilidade passa a ser real, ninguém mais se lembra de quem realmente batalhou. Êta pebinha de merda. Tem mesmo o povo e os governantes que merece.

Deixe seu comentário

Posts relacionados