Por Val-André Mutran – de Brasília
Enquanto prosseguem os preparativos de uma grande mobilização popular que promete interromper o tráfego de veículos na BR-155, na saída de Redenção e na entrada de Xinguara, na próxima segunda-feira, 15. Uma reunião na tarde desta quarta-feira, 10, em Brasília na sede do Dnit com o diretor geral general Jorge Ernesto Fraxe e sete deputados federais: Asdrúbal Bentes (PMDB), Miriquinho Batista, Beto Faro, Zé Geraldo (PT), Giovanni Queiroz (PDT), Zequinha Marinho (PSC) e o ex-Deputado Federal Paulo Rocha; negociou uma série de medidas de emergência para evitar o transtorno à população que resultaria no fechamento da mais importante via rodoviária do Pará.
Após ser informado pelos parlamentares que a empresa Guizard Jr. não estaria realizando as obras a contento, ocasionando uma piora da situação que já era de calamidade ao longo da estrada, o diretor geral do Dnit acertou com os deputados que despacharia na quinta-feira, 11, o engenheiro Mário Eduardo, chefe dos serviços de engenharia da Superintendência do Dnit/PA, que se deslocaria de Belém para Xinguara imediatamente, e escalou um corregedor e um engenheiro auditor que seguiria de Brasília também até Xinguara no dia seguinte.
O general que dirige com mão de ferro o Dnit por determinação da própria presidente Dilma Rousseff demonstrou irritação com o descaso em que se encontra a BR-155 e partiu para algumas determinações. “Não vou mais admitir esse descaso com o Pará e com esta rodovia, pois sei muito bem quando ‘servi’ na região como tenente, a importância da mesma para o desenvolvimento da região”, afirmou.
“Caso o corregedor e o engenheiro auditor identifique qualquer violação do contrato multarei de maneira rigorosa a empresa. E mais, se houver leniência da superintendência do Pará com esta situação, abrirei um procedimento administrativo contra os responsáveis pela unidade”, prometeu Fraxe aos deputados.
Medidas emergenciais – Para ao menos tentar atingir a meta de recuperar algumas das mais deficientes rodovias federais do país, o Ministério dos Transportes trabalha para chegar até junho com um Crema – mecanismo que garante modalidade de terceirização que é o Contrato de Reabilitação e Manutenção de Rodovias. Técnicos do Dnit, segundo o general Fraxe estimam o valor de aproximadamente R$ 400 mil por quilômetro para a recuperação do primeiro trecho de Redenção à Xinguara. Nos demais trechos, o preço pode superar a quantia de mais de R$ 1 milhão por quilômetro, de Xinguara até Marabá, na BR-155. “A licitação será de responsabilidade do Dnit nacional e a publicação do edital será publicado em Brasília”, garantiu Fraxe.
Uma das vantagens do Crema em relação à contratação de uma construtora apenas para fazer a recuperação é que a empresa se sente forçada a fazer a obra com a melhor qualidade possível. Se o trabalho for mal feito, o custo de manutenção nos anos seguintes será maior, reduzindo o lucro da própria empresa. “Queremos toda a BR-155 no Crema”, disse o diretor geral Jorge Ernesto Fraxe.
Interrupção – A Associação Comercial de Xinguara e de Redenção são algumas das entidades da sociedade civil organizada a frente da organização da paralisação da rodovia BR-155 entre Redenção e Xinguara, a partir das 6 horas da manhã da próxima segunda-feira, 15. Ao final da reunião em Brasília, de comum acordo com a direção do Dnit e designado pelos colegas deputados federais, uma comissão liderada pelo deputado Zequinha Marinho (PSC) segue com dois altos funcionários do Dnit para Redenção e Xinguara para abrir as negociações com os líderes do protesto no sul do Pará.
7 comentários em “Reunião com deputados da bancada paraense e Dnit buscam solução para problemas da BR-155”
concordo com todos os comentários,e outra coisa amigos,essa situação não e de agora é de muitos anos….quem é que nunca passou naquela ponte bem fininha perto de conceição que só passa um carro por vez….isso também e uma pouca vergonha,estradas cheias de buraco…..mais isso muitos deles não se preocupa porque passagem de avião é de beneficio deles e lá de cima não da para enxergar a buraqueiras!!
É SÓ FALAR EM PARALIZAÇAO,QUE ESSES CARA DE PAU DOS POLITICOS COMEÇA A APARECER QUERENDO FAZER MÉDIA.
AGORA CABEÇAS VAO ROLAR,NO DENIT ASSIM QUE A DILMA SOUBER DESSE DESCASO.
E POR FAVOR MANDE UMA EMPREITEIRA DE VERDADE PORQUE ESSA QUE TÁ AI É UMA PIADA.
UM VERDADEIRO ABSURDO ESSA BR, QUANTAS VIDAS FORAM PERDIDAS COM ACIDENTES CAUSADOS PELO PÉSSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DESSA RODOVIA… VAMOS TODOS ADERIR AO PROTESTO DO DIA 15!!!
enquanto isso de eldorado a maraba uma vergonha e ninguem faz nada, siga o exemplo de xinguara cambada
Só acredito vendo, só paralisando mesmo a BR-155, para o Dnit se mexer, é uma vergonha essa rodovia. Parabéns ao povo de Xinguara e Redenção.
Enquanto isso a nossa ACIP fica ai batendo foto para as colunas sociais. uma vergonha nossa entidade.
Municípios como Parauapebas, Curionópolis e Canaã dos Carajás poderão ser beneficiados. Na visita estiveram com o presidente Márcio Miranda o empresário Pedro Ribeiro, o vereador João do Feijão (PP), o médico Fabrício Storani, além dos líderes políticos Alemão do Açougue, Rose Valente e Marco Aurélio Dellacroce.