RF abre consulta à restituição de fevereiro nesta sexta-feira (21)

No Pará 2.880 contribuintes terão direito ao lote residual

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A partir das 10h desta sexta-feira (21), o lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física do mês de fevereiro de 2025 estará disponível para consulta.

Em todo país, serão realizadas 105.919 restituições ao longo do último dia do mês (28), totalizando R$ 314.379.905,82. Desse valor, R$ 211.848.027,86 serão destinados a contribuintes prioritários: 3.159 para idosos acima de 80 anos; 17.603 para contribuintes entre 60 e 79 anos; 2.505 para aqueles com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 4.272 para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Ainda, 60.333 contribuintes sem prioridade legal a receberão por terem utilizado a Declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX. Por fim, 18.047 restituições serão destinadas a contribuintes não prioritários.

No Pará, um total de R$ 8.923.158,75 será distribuído entre 2.880  contribuintes. Já na 2ª Região Fiscal, composta também pelo Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima, 5.907 pessoas terão direito a créditos no valor total de R$ 18.105.703,02.  

Os contribuintes atendidos pela Delegacia da RF em Belém e unidades jurisdicionadas somam 1.685, e terão direito a R$ 7.272.241.37. Em Marabá, serão R$ 954.170,53 para 796 contribuintes, já em Santarém são R$ 696.746,85 para 399 contribuintes. 

É possível consultar a disponibilidade da restituição na página da Receita Federal, por meio da opção Meu Imposto de Renda, onde orientações e canais de prestação do serviço permitem uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração. Além disso, também é possível fazê-la por meio do aplicativo para dispositivos móveis.

Caso seja identificada alguma pendência na declaração, é possível retificá-la, corrigindo as informações que estejam equivocadas. A Receita assume o compromisso de pagar restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Assim, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.

Para não haver prejuízo, é possível reagendar o pagamento por meio do Banco do Brasil (BB) pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito, assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade. O reagendamento também poderá acontecer ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.

Caso o valor da restituição não seja resgatado em até um ano, deverá ser requerido pelo Portal e-CAC, também no site da Receita Federal.

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