No sul do Estado, Redenção foi a primeira cidade a apresentar seu espetáculo, com a apresentação da 1° Feira Junina e do 4° Circuito Junino, evento realizado em três noites, de 15 a 17 deste mês. No último final de semana, a Prefeitura Municipal de Rio Maria realizou o 2° Festival Juninho. De acordo com o secretário de Cultura, Wesley Batista, oito apresentações de quadrilhas de sete cidades da região aconteceram na arena.
As quadrilhas foram: Explode Coração, de Marabá; Sensação Junina, de Ourilândia do Norte; Vulcão Junino, de Floresta do Araguaia; Luar Junino e Bagaceira Junina, de Conceição do Araguaia; Treme Terra, de Tucumã; Coração Caipira, de Redenção; e Sorriso Santanese, de Santana do Araguaia.
De todas as apresentações apenas três quadrilhas levaram o prêmio, sendo as campeãs:
1° Explode Coração, de Marabá
2° Sensação Junina, de Ourilândia do Norte
3° Vulcão Junino. de Floresta do Araguaia.
De acordo com Wesley, as premiações das quadrilhas foram as seguintes:
1° seis mil reais e um troféu
2° três mil reais e um troféu
3° mil reais e um troféu.
As apresentações do segundo festival Junino de Rio Maria aconteceram de 22 a 24 últimos Além das quadrilhas, houve apresentações musicais com Sammy e Lourinho, Forró do Bacana e Cabra no Forró.
As festas, porém, não terminaram por aí: de 6 a 8 de julho acontece o maior evento da região sul do Pará, o 36° Cidades Frente a Frente, em Conceição do Araguaia. Na ocasião, acontecem o concurso de quadrilhas e o concurso Cidades Frente a Frente. De acordo com o organizador do evento, Ricardo Medeiros, 23 cidades já confirmaram presença. Ele disse ainda que este “será o maior evento já realizado em Conceição do Araguaia”.