No início da tarde desta segunda-feira (20), a régua fluviométrica do Rio Tocantins marcava 11,02 metros, 39 centímetros a mais do que no início da manhã de ontem (19). O prefeito de Marabá, Tião Miranda, decretou situação de emergência no município, que é afetado também pelas cheias do Rio Itacaiúnas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Marabá, Marcos Andrade, 995 famílias já foram atingidas pela enchente. Do total, 479 buscaram ajuda e 233 já estão em abrigos, enquanto algumas outras aguardam a prefeitura providenciar mais. Estão sendo construídos abrigos nos bairros Amapá e Filadélfia, na Folha 14 e no Núcleo São Félix.
Com o decreto, Tião Miranda autoriza que todos os órgãos municipais atuem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) em ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas. Também ficam dispensados os processos de licitação para a aquisição dos bens necessários ao atendimento da situação emergencial.
Só agora o Exército e a Defesa Civil Estadual poderão contribuir com a mudança e também com suporte de alimentos para aqueles que perderam a condição de trabalho.