Embora tenha compartilhado em rede social, em abril de 2022, que estava curada, a rainha do rock nacional, a lendária cantora, compositora e multi-instrumentista Rita Lee, 75, foi internada preventivamente na última quinta-feira (23) no hospital Albert Einstein, em São Paulo, segundo fontes próximas à família da cantora.
A internação aconteceu porque, nos últimos quatro dias, ela perdeu peso e está com um estado de saúde mais frágil. Os médicos, portanto, acharam que, preventivamente, era mais adequado mantê-la em observação.
Em post no Instagram, o músico Roberto de Carvalho, marido de Rita Lee, falou em privacidade à família, sem dar detalhes do quadro de saúde da cantora.
“Como qualquer pessoa que passou ou passa por tratamento oncológico, internações para exames podem ser necessárias”, afirmou. “A família agradece o carinho, certa do respeito à privacidade, como estabelecido desde o início”, concluiu Roberto.
Em 2021, Rita foi diagnostica com um câncer de pulmão. Em abril de 2022, ela compartilhou a notícia de que estava curada. Mesmo assim, Rita Lee preferiu não comemorar o fato com euforia, pois sabe que o tratamento exige prudência. Na época, o primogênito do casal, Beto Lee falou sobre o tratamento da mãe: “Foi uma estrada bem esburacada, mas ela conseguiu atravessar.”
Tratamento foi considerado um sucesso
A remissão da doença, como aconteceu com a cantora, significa que os sinais e sintomas do câncer estão reduzidos ou ausentes. Ela pode ser completa, quando todos os sinais e sintomas do câncer desapareceram, ou parcialmente.Normalmente, o paciente é considerado curado quando o câncer permanece em remissão completa por cinco anos ou mais. Nesse período, o paciente precisa fazer consultas médicas regulares mesmo estando sem sintomas, é o que os médicos chamam de controle.
Carreira
Rita Lee é considerada uma das mais importantes entidades da música brasileira, com uma longa trajetória que revolucionou a música a partir do loucos anos 60, do século passado.
Vocalista e fundadora da Banda de rock psicodélico Os Mutantes, considerada pela crítica internacional como uma das melhores bandas do gênero em todo o mundo; Rita Lee criou a banda Tutti Fritti nos anos 70 e com o fim da banda, seguiu uma das mais bem sucedidas carreiras solo da história da música brasileira, sendo apelidada de “Rainha do Rock” por uns e o Elton John de saias, por outros.
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.