O Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 5 de maio busca conscientizar a população sobre a necessidade da preservação ambiental. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972. Já a Semana Nacional do Meio Ambiente, foi criada em 1981, sendo comemorada ao longo da primeira semana de junho.
Para celebrar essas datas tão importância para preservar a vida no Planeta, a mineradora a RMB desenvolveu diversas atividades voltadas para seus colaboradores e moradores da Vila Alto Bonito. A comunidade pertence ao município de Curionópolis e está localizada no entorno do empreendimento de Vertilização da Produção de Manganês, em fase de licenciamento ambiental.
A equipe de Meio Ambiente da RMB organizou na quinta-feira (2/6), uma programação especial para os colaboradores. Ao chegaram para trabalhar eles foram recebidos com um café manhã, seguido de palestra sobre preservação ambiental e gestão adequada dos resíduos sólidos. Na ocasião, receberam dicas para proteger o meio ambiente e descarte correto de resíduos. Os colaboradores também participaram de um plantio de mudas no bosque criado pela empresa ao lado do refeitório.
“Gostei muito das palestras porque recebi orientações de como descartar o lixo de forma correta”, disse Josué Carvalho Pereira, auxiliar de campo, que mora na comunidade. Josué chegou na empresa há quatro meses e disse que a experiência está mudando sua realidade. “Antes eu fazia bico. Agora tenho carteira assinado, férias, décimo terceiro, plano de saúde e vale alimentação. Isso trouxe uma paz para mim e minha família”.
Comunidade engajada – Na Vila Alto Bonito, além do plantio de mudas, moradores, crianças e adolescentes participaram de palestras e debatem os problemas enfrentados pela comunidade, especialmente, sobre o meio ambiente, pois a região vem sofrendo com o garimpo ilegal, que está açoreando o rio Sereno e devastando a paisagem da região.
“É importante ouvir os moradores porque eles convivem com esses problemas no seu dia a dia. Nosso papel é orientar e ajudar para que eles tomem consciência dessa realidade”, explicou o geólogo Carlos Junior Silva, analista ambiental da RMB, que participou das atividades na comunidade.
“Aprendi que preservar o meio ambiente é cuidar da floresta, não desmatar e nem não jogar lixo no chão’, disse a pequena Ana Clara, 9 anos, que plantou um ipê rosa, que levará o nome. Ela e outras crianças que plantaram mundas, serão as responsáveis por cuidar dessas árvores, dando assim, o ponta pé inicial ao programa de educação ambiental que RMB está desenvolvendo na comunidade
A programação na comunidade foi organizada em parceria com a Associação dos Moradores da Vila Alto Bonito, que recentemente firmou acordo de cooperação com a mineradora para que juntos possam desenvolver ações de educação ambiental, saúde, educação e lazer para a comunidade.
A engenheira ambiental da RMB Sara Hage destacou o apoio da Secretária de Meio Ambiente de Curionópolis, que fez a doação das mudas plantadas da comunidade e também no bosque da empresa. “Nosso projeto além de trazer desenvolvimento para a região é também sustentável, porque adota as melhores práticas para preservação ambiental”.
Sara explicou ainda que a empresa está realizando uma série de estudos de água, solo, e de ruídos que fazem Estudo de Impacto Ambiental do empreendimento e que os dados coletados irão balizar ações sustentáveis do projeto.