Garoto-propaganda da Kaiser, o ex-jogador de futebol Romário tem marcado presença em TVs de quase todo o Brasil nos últimos meses. Beleza, se Romário não fosse candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro.
Em julgamento realizado em 2008, o Tribunal Superior Eleitoral considerou ilegal a veiculação de propagandas comerciais com a participação de candidatos durante a campanha. Por unanimidade, os ministros do TSE classificaram esse tipo de publicidade como um tratamento privilegiado a uma parcela dos candidatos, o que é vedado pela legislação.
A Heineken Brasil, detentora da marca Kaiser, sustenta que a propaganda não possui nenhuma conotação política e está em conformidade com a lei eleitoral. Diz ainda que retirou a peça do ar no Rio de Janeiro justamente por causa da candidatura de Romário.
Em 2008, no entanto, o TSE não especificou se sua decisão está condicionada às praças de veiculação das propagandas, até porque eleitores de uma determinada localidade podem assistir às peças em outros estados antes das eleições.
Por Lauro Jardim
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1 comentário em “Romário enfrenta um zagueiro duro, a legislação eleitoral”
Não sei o que é pior se essas propagandas ilegais na tv ou a poluição visual e sonora que esses candidatos causam. Hoje passando pela avenida Liberdade, em frente a Casa Goiás e nas ruas mais movimentadas da nossa cidade, vi a quantidade de “Lixo Visual” que os nossos candidatos tem colocado sem qualquer controle. Fico triste, pois além da sujeira tem também os Carros de Sons que causam um barulho insuportável, agora eu pergunto: Qual é a pior propaganda?