O ex-jogador da Seleção Brasileira, Ronaldo Fenômeno, visitou nesta segunda-feira, 08 de agosto, a Estação Conhecimento Engenhão, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Ronaldo conheceu o Brasil Vale Ouro, programa desenvolvido pela Fundação Vale que tem como objetivo desenvolver o potencial de jovens por meio do esporte e preparar atletas de alto rendimento em judô, atletismo, natação e futebol. “O Ronaldo veio dar o testemunho dele sobre a importância da perseverança, da obstinação pelos objetivos e sonhos desses jovens, e isso é fundamental nesta fase da vida deles”, enfatiza Ricardo Piquet, diretor-presidente da Fundação Vale.
Durante a visita, Ronaldo recebeu da Fundação Vale uma camiseta do Brasil Vale Ouro com assinaturas de 400 alunos atendidos pelo programa, participou de uma animada conversa com os atletas, tirou fotos e autografou camisetas que serão enviadas a todas as Estações Conhecimento espalhadas pelo país. “Com certeza esse está entre os melhores projetos porque você desenvolve essa criança dentro do esporte, desenvolvendo talentos e cidadãos”, diz Ronaldo.
Para os jovens atletas, ver Ronaldo de perto e, melhor, poder falar com ele, tirar dúvidas e receber conselhos do ídolo é um momento que vale ouro. “Esse é um bom projeto que pode me dar um futuro melhor e realizar o meu sonho de ser um grande jogador como o Ronaldo, o Ronaldinho, Neymar e Conca, e poder jogar em vários clubes no Brasil e na Europa.”, diz Pedro Arthur Souza, 11 anos, um dos alunos da modalidade Futebol, da Estação Conhecimento.
Com o programa Brasil Vale Ouro, a Fundação Vale pretende ajudar o país a se tornar uma potência esportiva internacional, formando atletas de ponta e profissionais do esporte. O programa é desenvolvido nas Estações Conhecimento, que são núcleos de desenvolvimento humano e econômico idealizados pela Fundação Vale e viabilizados por parcerias locais com o poder público e entidades da sociedade civil organizada.
Sobre a Estação Conhecimento e o Brasil Vale Ouro
Desenvolvido atualmente em três Estações Conhecimento, o Brasil Vale Ouro atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Na Vila Militar de Deodoro, no Rio de Janeiro, há um Centro de Treinamento de Judô, onde cerca de 140 crianças e adolescentes praticam o esporte. Também no Rio, o programa conta com atividades de futebol e atletismo na Estação Conhecimento Engenhão para pouco mais de 400 alunos. No município de Tucumã, no Pará, está localizada a primeira unidade da Estação Conhecimento, onde mais de 700 crianças e jovens praticam atletismo, futebol e natação. Vários desses alunos paraenses já se destacaram em campeonatos estaduais, regionais e até nacionais de atletismo.
Até o início de 2012 mais cinco Estações Conhecimento entrarão em operação nos municípios de Serra, no Espírito Santo; Brumadinho, em Minas Gerais; Arari, no Maranhão e Barcarena e Marabá, no Pará, totalizando 5 mil alunos atendidos pelo programa Brasil Vale Ouro.
O objetivo é que os atletas que alcançarem índices olímpicos nestas Estações sejam transferidos para o Centro Nacional de Excelência do programa Brasil Vale Ouro, que será construído pela Vale na Vila Militar de Deodoro, em parceria com os ministérios da Defesa e do Esporte. O espaço contará com uma pista profissional de atletismo e dois alojamentos para cem atletas. Um ginásio de judô, com seis áreas de treinamento simultâneo e arquibancada para 1.500 pessoas, já está pronto. Além da infraestrutura, os atletas terão apoio financeiro e acompanhamento desportivo profissional. O objetivo é prepará-los para conquistarem bons resultados nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Todos esses alunos são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, formada por professores de Educação Física, psicólogo, pedagogo e assistente social. Eles têm direito a uniforme, lanche e assistência de fisioterapeutas durante os treinos e competições, além de inscrição e transporte pagos para participar de competições oficiais.
Fonte: ASCOM Vale
3 comentários em “Ronaldo Fenômeno conhece o Brasil Vale Ouro”
olá eu faço parte do Brasil vale ouro e foi super legal ele ter estado la eu fui no dia foi super legal
É um absurdo o descaso com o maior município minerador do país, quiça do mundo.
O que é interessante nisso tudo é que mesmo Parauapebas sando um dos municípios mais explorados pela mineradora não somos beneficiados com esse tipo de projeto.