Começou a funcionar ontem (20) em Rondon do Pará, no sudeste do Pará, uma Unidade de Referência em Síndrome Gripal, que vai realizar atendimento diário de pessoas que apresentarem sintomas de infecção respiratória. A medida visa reduzir o atendimento nas demais unidades de saúde e também deixar mais segura a população que busca atendimento para outros problemas médicos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, essa estratégia, além de deixar a população mais segura na hora de ir a um centro médico por conta da pandemia, também objetiva frear a disseminação do novo coronavírus em Rondon do Pará. Como vai atender exclusivamente síndromes respiratórias, poderá fazer um mapa com mais exatidão da contaminação pelo vírus no município.
O centro, montado na Unidade de Saúde Bela Vista, contará com uma equipe de profissionais capacitados em diagnóstico de síndrome respiratória. Após a avaliação médica e se houver a necessidade do tratamento medicamentoso, o paciente recebe um kit com o medicamento indicado.
Se a pessoa apresenta os sintomas do novo coronavírus, é encaminhada para fazer o teste da doença e, se houver necessidade internação, será referenciada para o Hospital Municipal. O município de Rondo do Pará, segundo o seu Boletim Epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem, tem 25 casos positivos de Covid-19, com 17 pessoas recuperadas e cinco óbitos.
(Tina Santos)