O Programa Itinerante de Atenção à Saúde do Policial Militar do Pará (PAS PM) iniciou a maratona de atendimentos, neste mês de julho, pelo município de Rondon do Pará, no sudeste do estado. A ação foi realizada no último final de semana.
A expectativa do projeto é realizar aproximadamente 3.500 consultas para policiais militares e seus dependentes nessa etapa. Os policiais militares que atuam em Rondon do Pará foram os primeiros a serem contemplados pelos atendimentos do Programa.
Ainda este mês, militares e seus familiares que são dos municípios de Conceição do Araguaia, Marabá, Salinas, Redenção, Xinguara e Bragança também irão receber atendimento médico especializado. O PAS PM ainda irá realizar cadastramento de novos associados.
O objetivo do PAS PM, desde 2017, quando foi criado, é proporcionar atendimento biopsicossocial aos policiais militares, levando até eles acesso a atendimentos nas áreas médica, psicológica, espiritual, nutricional, fisioterapêutica e odontológica. O programa foi idealizado e implementado pela 1ª Seção do Estado-Maior Geral.
“O Programa é uma forma de captar dados sobre a saúde da tropa. De acordo com os diagnósticos obtidos em cada Comando Intermediário, o Corpo Militar de Saúde elabora uma proposta para atuar sobre esse quadro”, explica a major Ana Carolina Miranda, coordenadora do PAS PM desde 2019.
Ela destaca que uma das conquistas do programa foi à aquisição da carreta itinerante, que possibilitou aos profissionais que atuam no PAS PM um local mais adequado, refrigerado e independente para a realização dos atendimentos médicos, nutricionais e fisioterapêuticos.
Tina DeBord