A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 86,27m³ de madeira em tora sendo transportada de forma ilegal, durante fiscalização na BR-222, no município de Rondon do Pará, sudeste do estado. O flagrante foi feito nesta quinta-feira (14).
Segundo a PRF, a equipe de fiscalização abordou um caminhão modelo Volvo, de cor branca, no KM 103 da rodovia. O veículo tinha acoplado um reboque não identificado, transportando 86,27m³ de madeira em toras, sendo 40,1m³ de Angelim-pedra, 23,17m³ de cupiúba e 23m³ de maçaranduba. Para realizar o transporte desse tipo de carga, é necessário que o condutor e responsável pela madeira possua a nota fiscal ou guia florestal.
Ao ser questionado, o motorista afirmou não possuir nenhuma documentação que provasse a legalidade da carga. Diante dos fatos, foi constatada, a princípio, ocorrência de transportar, adquirir e vender madeira, lenha e carvão sem licença válida. Os veículos e a carga foram apreendidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Rondon do Pará para a realização dos procedimentos legais cabíveis.
De acordo com a PRF, caso seja comprovado o crime ambiental, o condutor e responsável pela carga poderão pegar pena de seis meses a um ano de detenção, além do pagamento de multa.
Tina DeBord – com informações da PRF