A Polícia Militar tirou das ruas de Parauapebas, na manhã desta quarta-feira (31), mais dois ladrões de motocicletas: Pedro Henrique da Conceição Castro, que tentou fugir, mas foi capturado; e seu comparsa, identificado apenas pelo prenome de Henrique e pelo apelido de PL do CV, que atirou contra os policiais e recebeu a resposta à altura, morrendo em seguida. A prisão e o enfrentamento aconteceram na Rua Espírito Santo, no Bairro Liberdade, e na esquina da Avenida Pará com a Rua Bahia.
A proprietária da moto, cujo nome não foi divulgado para sua proteção, contou que, hoje bem cedo, estava indo para o trabalho, quando passava por uma das ruas do Bairro Guanabara, ocasião em dois rapazes caminhavam pela via e um deles começou a atravessar a rua na frente da motocicleta, fazendo com ela diminuísse a velocidade.
Em seguida, ambos, portando armas de fogo, exigiram que ela entregasse a moto, o que, mesmo em choque, fez sem reagir, como narrou para a Reportagem. Assim que a dupla desapareceu na rua, ela ligou para a empresa de rastreamento, já que o veículo é dotado de rastreador e comunicou o roubo.
Logo após o assalto, os ladrões postaram nas redes sociais um vídeo comemorando o êxito no crime. Porém, dentro de meia hora, a localização deles foi informada à Polícia Militar, que os encontrou na moto, na Rua Espírito Santo, e iniciou uma perseguição. Henrique da Conceição Castro, que estava na garupa, saltou e tentou fugir correndo, mas foi alcançado por um dos policiais da guarnição.
Enquanto isso, os outros integrantes da equipe continuaram seguindo o segundo homem, identificado apenas como Henrique, que, ao manobrar em uma curva na esquina da Avenida Pará com a Rua Bahia, fez com que moto derrapasse, e caiu, já atirando contra os policiais militares que, para se defenderem, atiraram de volta, o atingindo.
Henrique ainda chegou a ser removido ao Hospital Municipal pela própria guarnição, mas, devido à gravidade dos ferimentos, morreu.
Em declarações à Reportagem, a dona da moto recuperada destacou a importância dos proprietários de veículos dotarem seus carros e motos de rastreadores, como ela fez e evitou a perda de sua motocicleta.
(Caetano Silva)