Ao apontar uma arma caseira para uma guarnição do 36º Batalhão de Polícia Militar (BPM), um adolescente de 15 anos de idade foi baleado e morreu. O fato se registrou por volta das 16h10 desta quinta-feira (16), na Rodovia PA-279, em São Félix do Xingu, quando os integrantes da equipe viram o menor passar pilotando uma motocicleta Honda CG 150 Fan, preta, com a placa OTV-7680, dobrada para cima, a fim de dificultar a identificação.
Imediatamente, a guarnição formada pelos terceiros-sargentos Cordovil e De Oliveira e pelo soldado Foscarim passou a seguir o jovem e emitir sinais de parada, a fim de que pudessem abordá-lo. O adolescente, porém, em vez de obedecer, acelerou mais, na tentativa de fugir dos PMs.
Após aproximadamente 1km, o adolescente abandonou a motocicleta e se embrenhou na mata, na Vicinal Cai n’Água, na Rua Filadélfia. Os policiais não desistiram e também entraram no matagal. Nesse momento, o menor sacou de uma arma de fabricação caseira e apontou para os PMs, que não titubearam e atiraram nele, diante da iminência de um disparo contra a guarnição.
Os policiais imediatamente chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para socorrer o jovem, mas quando a ambulância chegou, os socorristas constataram que ele já estava morto. O menor já tinha passagens pela polícia pelos atos infracionais análogos aos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. A motocicleta e a arma apreendidas foram entregues na Delegacia de Polícia Civil de São Félix do Xingu.
(Com informações do repórter Jucelino Show, de Tucumã)