Em São Félix do Xingu, na madrugada de segunda-feira (14), uma guranição do 36º BPM (Batalhão de Polícia Militar) colocou a própria vida em risco, durante o incêndio em uma vila de qutinetes, na esquina das Ruas Tucumã e Duque de Caxias. Composta pelos terceiros-sargentos Cavalcante e Flexa, e pelo cabo Ramos, a equipe foi comunicada da ocorrência, por volta das 2h45 da madrugada, e se dirigiu ao local, onde o fogo já havia saído de sem controle e se espalhava por todas as quitinetes.
Os PMs, imediatamente, comunicaram o 31º GBM (Grupamento Bombeiro Militar), ao mesmo tempo em que a pessoa que comunicou o incêndio informou que em uma das quitinetes havia um morador.

Os homens da PM, então, não perderam tempo, mesmo com as chamas altas e muita fumaça tóxica, arrombaram a porta do cômodo em que estava Joaquim Castro Sousa, de 54 anos de idade, e o retiraram rapidamente, ante o perigo iminente da explosão de um botijão de gás que havia no local.
O homem estava bastante desorientado e debilitado, devido ao grande volume de fumaça que havia inalado, e com quimaduras de primeiro grau em várias partes do corpo.
Logo os Bombeiros chegaram e socorreram tanto os policiais militares, que também inalaram muita fumaça, quanto Joaquim, os conduzindo à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), para que recebessem atendimento médico e onde permaneceram em observação até às 7h.
Além de sosocrrer a vítima e os PMs, a guarniçao do 31º GBM, composta pelos terceiros-sargentos Gedeon, M. Lima e Carneiro, pelo cabo Rocha e pelo soldado Ferreira, debelou rapidamente o incêndio, antes que o fogo se propagasse para residências vizinhas.
(Com informações do repórter Jucelino Show, de Tucumã)