Comentários recebidos no post “ A saúde de Parauapebas é do PDT” mostra que nem todos estão insatisfeitos com as ações realizadas naquela Secretaria. Abaixo a opinião de um leitor:
“Não sou PDT, nem PT… Gostaria apenas de dizer que: Criticar, falar mal é muito fácil, quero ver quem tem uma idéia, um projeto que possa melhorar o que tanto criticam… De que forma podem contribuir para o desenvolvimento da cidade? Se envolvam, participem, conheçam o processo, depois vocês se preparem para substituir todos os Gestores que não tiveram competência, e mostre o seu TALENTO… Com ações não somente com palavras!!!
Depois quero ver o depoimento do que estão achando. Meus amigos eu imagino que não seja fácil…Penso que Gerir pessoas seja uma tarefa muito difícil e sem pessoas a coisa não anda, esse é somente um exemplo pois o processo é bem mais complexo. Pense nisso!!! E tente mudar primeiramente você, quem sabe assim você encontrará uma saída.”
5 comentários em “Saúde”
esqueci de falar que na maternidade, apesar de ter sido inaugurada há alguns anos, não há parto nela. os partos ainda são feitos no bloco cirurgico. e os recem nascidos não recebem avaliação pediatrica na sala de parto, apesar do municipio receber tal provento do ministério da saúde. como disse a miria acima temos bastante enfermeiro, pois é muito mais barato pagar enfermeiros do que médicos, vale lembrar que enfermeiro não pode solicitar exames, prescrever medicações e nem fazer diagnóstico como fazem em parauapebas, pois a liminar que autorizava isso foi cassada faz tempo, mas como aqui não há fiscalização a enfermagem continua mandando e desmandando. Aqui é o único lugar no mundo onde enfermeiro é chamdo de DOUTOR. quanto ao melhor atendimeto dos graduados como disse a miria é fácil falar, mas como atender feliz sem condições dignas, como um ginecologista vai atender as pacientes sem espéculo, sem camisola, sem biombo, sem hidorxido de potássio, fita medidor de pH vaginal. dessa forma o profissional tede de fazer milagre e advinhações.
vale lembrar que no posto liberdade não há biombo para a paciente se trocar, ela tira a roupa na frete do médico e em nehuma unidade há camisola para as pacientes. no centro cirurgico do HMP não há sapatos de proteção para a equipe, os médicos tem de comprar o seus e as enfermeiras usam sandálias havaianas. Em nenhum posto há remédios para DST ciprofloxacim, azitromicina, doxaciclina e ceftriaxona tem de ser comprados pela paciente, mesmo o governo cidadão sabendo ser esta a causa das maiorias das consultas ginecológicas. acido tricloracético para destruição de verrugas genitais não há em nenhuma unidade. não existe nehum clinico com “especialização” em clínica médica o único que tinha Dr Breno saiu por falta de pagamento. na clinica cirurgica o médico passa visita a noite com o paciente dormindo, sem explicar as coisas ao doente. na ginecologia existem médicos sem especialização em gineco. na pediatria só existem 2 pessoas com especialização em pediatria. na gineco existe uma Dra. da rede privada que atende pela prefeitura no seu consultório particular (não sei como é este acerto) e faz todas as colposcopia, biópsia de colo do útero e as peniscopias sem ter nem especialização em ginecologia quanto mais em colposcopia e peniscopia, mas como ela apoia o prefeito tem esses privilégios. no laboratório do HMP não consegumos fazer diagnóstico de trichomonas, clamidia, herpes, ureaplasma e mycoplasma. nos exames de secreção se pedirmos para colher de cervix, uretra e fundo de saco de douglas os bioquimicos ficam perdidos e se pedirmos pesquisa de celulas de tzank eles nem sabem o que é isto. desta forma os ginecólogos não conseguem fazer diagnóstico e nem tratar nehuma DST no municipio.
desta forma só está satisfeito com a saúde quem não usa as unidades da SEMSA.
não tem especulo para fazer exame ginecológico nas unidades.
essa é a gestão PDT
caro leitor satisfeito com a saude.
provavelmente vc tem plano de saude ou não trabalha na saude, pois o que não faltou a esse secretario foi profissionais que dessem ideias e projetos para a melhoria da saúde, o corpo tecnico foi contra a construção desse hospital (morto, que não sai). pra vc ter uma ideia nos teriamos que ter 35 PSF – programa saude da familia, temos apenas 2 (oficialmente, pois para secretaria temos 7). o que não faltou (e nem falta) nesse governo foram tecnicos com projetos de melhoria, ja foi cantado em verso e prosa que precisamos melhorar a atenção basica e NADA, pois só assume as diretorias das ações na saúde quem trabalhou em campanha pro PDT, é disso que falamos. a saude só não ta pior pq tem bons profissionais que não ligam pra essas picuinhas politicas. se este blog é cheio de comentarios anonimos é pq na SAUDE o direito democratico de se expressar não é respeitado. vá até e veja quantos BONS técnicos ja foram afastados de cargos ou posições que poderiam melhorar a saúde.
na saúde não temos nem o basico do processo democratico para melhoria uma OUVIDORIA, pois ai sim vc saberia como ela anda.
Sei que os avanços foram muitos, felizmente hoje a população pode contar com serviços que outrora eram minguados, tipo, fisiotera, saúde mental, laboratório nos postos de saúde, pccu para todas as mulheres que precisarem, programas de saúde mais fortes e mais atuantes, mais médicos, 3 ou 4 vezes mais enfermeiros, farmácia popular etc.
Porem falta muita, muita coisa mesmo! mas primeiramente falta um melhor atendimento por parte dos profissionais graduados (medicos) e por parte do pessoal de atendimento!