Saúde Mental – assunto é tema de estudos em Canaã dos Carajás

Continua depois da publicidade

Profissionais de saúde de Canaã dos Carajás estão participando, durante toda esta semana, do curso sobre Rede de Atenção à Saúde Mental. A iniciativa da Fundação Vale visa capacitar as equipes de saúde da família, saúde bucal, NASF (Núcleo de Atenção à Saúde da Família), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e gestores de serviços de saúde da rede sobre a prestação de cuidados e o acolhimento dos pacientes em saúde mental.

ImageProxy

A turma que conta com cerca de 40 participantes, vem discutindo questões como a humanização do atendimento, abordagem acolhedora aos pacientes e cuidado integrado por meio de uma equipe multidisciplinar. O treinamento faz parte do projeto Ciclo Saúde, da Fundação Vale, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atenção básica por meio de estratégias e metodologias em promoção da saúde e aperfeiçoamento da prática clínica adotada pelas equipes.

Após o encerramento da parte teórica do curso, serão realizadas ações de acompanhamento e monitoramento da capacitação por meio de promoção de atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde de Canaã dos Carajás, nas zonas rural e urbana.

Saúde mental

Segundo a Organização Mundial de Saúde não existe definição “oficial” de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como é definida. No entanto, os profissionais da área entendem que saúde mental é estar de bem consigo e com os outros. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale