Em sua segunda edição, a Mostra de Cinema Outubro Insano inicia programação nesta sexta-feira (16) com a exibição do filme “Cortina de Fumaça”. Realizada pelo Labirinto Cinema Clube e Colegiado de Saúde Mental de Parauapebas, a proposta do evento é envolver sociedade e ampliar o debate, reflexão e desafios dos problemas enfrentados no campo da saúde mental e que hoje se restringe a área aos profissionais de saúde.
“Reconhecendo a contribuição das produções cinematográficas para a disseminação das discussões sobre o lugar do louco e importância das políticas voltadas para a saúde mental, escolhemos o cinema para ampliar esse debate sobre o assunto”, explica a psicóloga e integrante do Colegiado de Saúde Mental de Parauapebas, Sara Giusti.
O evento ocorre em outubro em alusão ao dia 10 de outubro, Dia Mundial de Saúde Mental. Todos os filmes abordam a loucura ou a dependência química. “Queremos ampliar essa discussão com a sociedade, por isso logo após o filme teremos um pequeno bate papo com os participantes”, detalha Sara.
Programação :
Local: Plenária Cultural (antiga Câmara Municipal) – Horário: 18h30
16 de outubro – Filme: Cortina de Fumaça / Comentários – Wagner Caldeira
23 de outubro – Filme: Um estranho no Ninho / Comentários – Sara Giusti
30 de outubro – Filme: X + Y / Comentários – Edna Móia