CANDIDATURA DO K
Ainda de ressaca. É assim que Parauapebas está após o tsunami político que se tornou o lançamento oficial da campanha de Keniston Braga, ex-Segov, a deputado federal. Ele conseguiu arregimentar tanta gente, de tantos cantos do estado, que já se fala no maior acontecimento político-partidário da história do sudeste do Pará. Paraense de Abaetetuba, onde também tem apoio em massa, Keniston está em Parauapebas desde 2004, quando trabalhou na campanha vitoriosa de Darci para seu primeiro mandato como prefeito.
DE VOLTA AO TOP 5
Após um maio difícil, em que foi “convidada” a se retirar do grupo dos cinco mais importantes da exportação do país, a Capital do Minério está de volta. Dados recém-divulgados pelo Ministério da Economia mostram que, em junho, Parauapebas se recuperou e fechou o mês como o 4º maior exportador nacional, com 674,67 milhões de dólares embarcados em commodities, notadamente minério de ferro. Na cola está Canaã dos Carajás, 5º lugar, com 617,02 milhões de dólares.
FIM DOS “NEM-NEM”?
A Prefeitura de Parauapebas publicou nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial do Município edital de chamamento público para selecionar organizações da sociedade civil sem fins lucrativos interessadas em executar, por meio da celebração de termo de fomento, projetos de qualificação profissional de jovens e adultos. Estatísticas oficiais mostram que uma “turma”, composta por 80 mil jovens e adultos com entre 15 e 45 anos, não dão um prego na barra de sabão no município, famoso por, às vezes, ter emprego farto. Esses cidadãos não estudam nem trabalham — muitos porque não têm oportunidade mesmo. Com a medida, será que a prefeitura vai conseguir acabar com os “nem-nem”? A conferir.
DÉBITOS NO SAAEP
Consumidores que devem e não negam, mas que só vão pagar quando puderem (ou não), agora têm a chance de regularizar a situação com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e se livrar da má fama de caloteiros. Nesta segunda (11), o Saaep publicou ato oficial que estabelece normas para parcelamento de débitos dos consumidores relacionados com o não pagamento dos talões que todo santo mês chegam às residências.
NEGOCIE SEU DÉBITO
Pelas regras constantes da Portaria 437, a quitação de débito, acrescido de juros, multas e correção monetária, poderá ser feita no limite máximo de 24 parcelas, sendo que o valor de cada uma não poderá ser inferior a R$ 50 para pessoa física e R$ 100 para pessoa jurídica. A falta de pagamento no prazo devido de três parcelas, consecutivas ou não, implicará no vencimento automático do restante do débito parcelado, e aí a dívida restante volta à estaca zero, só podendo ser reparcelada pela metade do tempo definido no parcelamento anterior.
COVID-19
Nos últimos sete dias (4/7 a 10/7) foram contabilizados 103 novos casos de Covid-19 em Parauapebas, sem óbitos desde o final de maio. No total, o município já tem 67.959 casos de pacientes infectados pelo vírus, além de 569 óbitos registrados. Já são 67.246 os recuperados pelo sistema de saúde local. A taxa geral de ocupação de leitos no município (atualizada às 14h09 desta segunda-feira) está em 7%, sendo que leitos de enfermaria SUS: 0%; UTI SUS: 0%; enfermarias particulares: 23%; UTI particular: 40%. O atendimento exclusivo para pacientes portadores do vírus acontece no Centro Especializado de Atendimento de Covid-19, anexo ao Hospital Geral de Parauapebas.