BYE, BYE, FÉRIAS!
Tudo o que é bom dura pouco, e o recesso no serviço público municipal entrou nesta segunda-feira (25) em sua reta final, após o prefeito Darci Lermen ter dado 15 dias de folga para o funcionalismo, excetuando-se os trabalhadores de serviços considerados essencialíssimos. Dos 12.500 trabalhadores do Poder Executivo municipal (prefeitura e autarquia de água e esgoto), 10 mil estão “offline” desde o último dia 18. Na Câmara, o recesso parlamentar começou no início do mês, e embora um ou outro vereador tenha feito de tudo para se manter em evidência no início das férias, nenhum deles conseguiu resistir à tentação de descansar para o segundo “round” que começa em agosto, num semestre carregado de emoções devido às eleições de outubro.
MOVIMENTO FRACO
De nada adiantou o apelo do prefeito Darci de, ao antecipar o pagamento de salário dos servidores, pedir para que gastassem o dinheiro no comércio local. Neste mês de julho, de recesso funcional e férias escolares, tudo junto e misturado, os servidores fugiram da cidade, o que se pode perceber pelo movimento tímido no comércio diurno, nas noites e fins de semana. O funcionalismo público, massa trabalhadora mais endinheirada de Parauapebas, está gastando dinheiro em cinco destinos principais, conforme levantamento do Blog do Zé Dudu: Marabá, Palestina do Pará, Xambioá (TO), Salinas e São Luís (MA).
MOVIMENTO FORTE
Há caravanas de servidores também sendo flagradas pelas lentes do Blog na praia do Pontão, em Xinguara, e no veraneio da praia das Gaivotas, em Conceição do Araguaia. Segundo fofocas, uma professora de Parauapebas foi parar na emergência de um hospital de Conceição após fortes emoções durante show de Gustavo Lima naquela animada cidade. Também há informações de desmaio de um servidor parauapebense que tomou todas e um pouco mais à beira-rio durante o show de Xand Avião. Os comerciantes de Conceição estão gralhando com parte dos contracheques oriundos de Parauapebas. Cuidado com o coração, minha gente!
COVID ATERRORIZA
Enquanto isso, quem permanece na Capital do Minério tem de conviver — e fazer o máximo para se livrar — com a onda de casos de coronavírus, que voltou com tudo e, agora, está infernizando até as crianças. Com o vírus infectando uma média diária de 50 parauapebenses, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) voltaram a ligar o sinal de alerta. O boletim desta segunda-feira (25) registrava 67% de ocupação dos leitos de UTI públicos do município, enquanto na rede particular a ocupação chegava a 40%. Nas últimas 24 horas, quatro crianças foram infectadas pelo vírus. No retorno das aglomerações das férias de julho, os índices podem disparar e comprometer o funcionamento do ano letivo a partir de agosto.
Nos últimos sete dias (18/7 a 24/7) foram contabilizados 381 novos casos de Covid-19 em Parauapebas, além de um óbito. No total, o município já tem 68.636 casos de pacientes infectados pelo vírus, além de 570 óbitos registrados. Já são 67.476 os recuperados pelo sistema de saúde local. A taxa geral de ocupação de leitos no município (atualizada às 14h desta segunda-feira) está em 24%, sendo que leitos de enfermaria SUS: 27%; UTI SUS: 67%; enfermarias particulares: 23%; UTI particular: 40%. O atendimento exclusivo para pacientes portadores do vírus acontece no Centro Especializado de Atendimento de Covid-19, anexo ao Hospital Geral de Parauapebas.
KENISTON BRAGA
Natural de Abaetetuba, mas radicado em Parauapebas, o candidato a deputado federal pelo MDB Keniston Braga pontua bem nas pesquisas oficiais registradas que estão sendo divulgadas em nível estadual. Em uma sondagem recente, divulgada na semana passada, o candidato foi um dos mais citados para representar o Pará na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde ele promete atenção especial aos cidadãos de Parauapebas e região. Keniston segue fazendo alianças e conquistando simpatizantes nos quatro pontos cardeais do estado, aumentando suas chances de entrar para o Congresso Nacional.
AFTOSA
Segundo a Adepará, a campanha de vacinação realizada em maio de 2022 em Parauapebas contabilizou um rebanho bovino de 132.928 cabeças. Ainda segundo o órgão, desse total foram vacinados 97,7% dos animais.