INCÊNDIO NA PREFEITURA
A semana começa com a ressaca do terrível sinistro ocorrido na última sexta-feira (29), quando a Prefeitura de Parauapebas pegou fogo e viu consumidos os segundo e terceiro andares do prédio. Hoje, 1º de agosto, data marcada para o retorno dos servidores públicos ao trabalho, após 15 dias de recesso, o clima era de muita tristeza, incerteza e inquietude. Cerca de 4.000 servidores não sabiam direito onde vão ficar abrigados provisoriamente, enquanto suas chefias quebram a cabeça para tentar achar e organizar espaços. A ordem é: “ninguém solta a mão de ninguém”.
REDISTRIBUIÇÃO DE ÓRGÃOS
Nesta segunda, o prefeito Darci Lermen se reuniu com os titulares das pastas hospedadas na prefeitura — como as secretarias de Educação, Administração, Fazenda, Governo, entre outras — para encontrar uma saída conjunta para driblar a grave situação de caos que o incêndio trouxe à Administração. Alguns espaços próprios e locados, já de uso pela prefeitura, serão repovoados, como o Ceup e o prédio do antigo colégio Fênix. Os prejuízos materiais no prédio queimado vão começar a ser contabilizados, mas é de conhecimento que, do ponto de vista documental, muita coisa foi perdida e terá de ser iniciada do zero. Poderão ser necessários meses para colocar tudo em dia.
CÂMARA ADIA TRABALHOS
Em solidariedade ao momento difícil por que passa o Poder Executivo municipal, diante da catástrofe na prefeitura, a Câmara de Vereadores adiou a abertura dos trabalhos legislativos neste segundo semestre. A sessão ordinária que seria realizada amanhã (2), já com muitas indicações e projetos, foi suspensa, e até o momento não fora anunciada nova data para a sessão. Os vereadores, contudo, correm para protocolar suas proposições.
CURSOS DE ENFERMAGEM
O curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai se iniciar oficialmente no dia 16 deste mês, conforme informação extraoficial obtida pelo Blog do Zé Dudu. Os 40 calouros devem ter aulas à tarde e à noite e não vão tardar a iniciar estágio nos postinhos de saúde da Capital do Minério. Enquanto isso, ainda não se sabe quando os 50 calouros de Enfermagem da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) devem começar a frequentar o curso. O concurso de professores efetivos que a Ufra abriu para a graduação não teve candidato aprovado em pelo menos três áreas. No caso da Uepa, todo o staff pedagógico está pronto e vem de Belém.
CENSO DEMOGRÁFICO 2022
Demorou, mas ele saiu. Nesta segunda, já era possível ver agentes censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) percorrendo Parauapebas para contar a população municipal. Com atraso de dois anos, o censo deve trazer, entre outros aspectos, um município com 50 mil habitantes acima das estimativas do próprio IBGE e com alguns dos mais elevados indicadores — em nível de Pará — que compõem o desenvolvimento humano mensurado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Até dezembro, Parauapebas conhecerá o tamanho de sua população de fato e poderá se surpreender com uma lotação urbana maior que Marabá.