Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana

Calouros do curso de Enfermagem da Uepa precisam confirmar matrícula no Ceup até próxima sexta. Para servidores da PMP e Saaep, pagamento deve estar na conta neste final de semana

Continua depois da publicidade

ENFERMAGEM NA UEPA

Começou nesta segunda-feira (23) a matrícula dos provados no curso da turma pioneira de Enfermagem, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na Capital do Minério. A habilitação dos 40 calouros está acontecendo no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), das 8 às 14 horas, e segue até a próxima sexta (27). Para se matricular, a aprovado precisa levar originais e cópia de identidade, CPF, certidão de nascimento, certificado de alistamento militar (para os homens), foto 3×4 recente, título de eleitor com comprovante de votação na última eleição, histórico e certificado de conclusão do ensino médio e comprovante de residência recente que contenha o CEP.

ENFERMAGEM NA UFRA

Por seu turno, o curso de Enfermagem da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) está na etapa de contratação de professores, via concurso público, para iniciar as aulas de seus 50 calouros selecionados com nota do Enem por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). As inscrições do concurso foram prorrogadas devido a correções no edital a fim de permitir que mais candidatos possam participar. Encontrar professor de Enfermagem com doutorado na área do concurso não tem sido tarefa fácil para a Federal. As provas do concurso e a avaliação curricular vão ocorrer entre 7 e 11 de junho.

PAGAMENTO NA CONTA

Está previsto para esta semana o pagamento dos servidores públicos municipais do Poder Executivo de Parauapebas, composto por trabalhadores da prefeitura e do Saaep. Ao todo, são quase 12.500, o que gera uma folha bruta de quase R$ 100 milhões. Um mês de salário dos servidores públicos municipais da Capital do Minério, incluindo-se os trabalhadores da Câmara, é o equivalente à arrecadação do ano inteiro do município de Curionópolis. Dinheiro para mais de metro!

CAMPEONATO DE FUTEBOL

Saiu na edição do Diário Oficial do Município desta segunda (23) o termo de fomento celebrado entre a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), e a Liga Esportiva de Parauapebas (LEP), para, segundo consta, “organizar e executar campeonatos de futebol amador no município, com intuito de oferecer acesso ao desporto, lazer e integração entre atletas, clubes filiados à Liga e a comunidade”. Para garantir o termo, a Semel bancará cerca de R$ 680 mil, que vão cair na conta da LEP “conforme cronograma de desembolso do plano de trabalho”.

GRATIFICAÇÃO PARA PROFESSOR

Começa a valer a partir de hoje a Gratificação de Dedicação Plena e Integral (GDPI) para diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, servidores em função de orientação educacional e professores da base comum e diversificada lotados nas escolas municipais de tempo integral de Parauapebas. A gratificação é de 15% sobre o vencimento-base e deve aumentar o interesse dos educadores para trabalhar nas próximas unidades de ensino integral que vierem a ser implantadas. Por enquanto, Parauapebas tem três: as escolas Paulo Fontes (Bairro Rio Verde), Crescendo na Prática (Palmares 2) e João Evangelista (Palmares 1).

COVID-19

Nos últimos 30 dias (22/4 a 22/5) foram contabilizados 127 novos casos de Covid-19 em Parauapebas, sem óbitos. No total, o município já tem 67.746 casos de pacientes infectados pelo vírus, além de 565 óbitos registrados. Já são 67.140 os recuperados pelo sistema de saúde local. A taxa geral de ocupação de leitos no município (atualizada às 16h15 desta segunda-feira) está em 7%, sendo que leitos de enfermaria SUS: 2%; UTI SUS: 0%; enfermarias particulares: 19%; UTI particular: 30%. O atendimento exclusivo para pacientes portadores do vírus acontece no Centro Especializado de Atendimento de Covid-19, anexo ao Hospital Geral de Parauapebas.