Um procedimento licitatório aparentemente simples, com custo previsto em R$ 307.272,15 para compra de materiais de limpeza, consumo e gêneros alimentícios, vai dar muito o que falar no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) se a Prefeitura de Santa Maria das Barreiras não correr para ajeitar a “matemática” que fez com que o processo caísse no mural de licitações no valor de absurdos R$ 49.321.708,65, conforme você pode visualizar aqui.
O Blog do Zé Dudu observou a intenção de compra e ficou curioso para saber como uma prefeitura que arrecadou R$ 58,31 milhões ao longo do ano passado quer comprometer 85% da receita corrente com a aquisição de 238 itens, como sacolas plásticas, vassouras, álcool e desinfetante. Se esse custo fosse verdade, faltaria dinheiro, inclusive, para pagar sete meses de salário aos servidores públicos municipais.
Como o Blog percebe de vez em quando pérolas e batatadas por parte dos governos no envio de informações ao TCM, o site resolveu calcular o valor dos itens expressos na licitação e concluiu que houve um equívoco milionário na declaração de informações ao TCM. A prefeitura, por seu turno, alega que a aquisição é necessária para atendimento das necessidades da Secretaria Municipal de Saúde. As propostas comerciais devem ser conferidas na próxima sexta (20).
Na mesma oportunidades, o governo local vai licitar materiais de consumo para a Secretaria Municipal de Assistência Social (veja aqui). Desta vez, sem surpresas no valor dos 293 itens que estão no pacote: R$ 1.355.938,00. E tem mais: nesse mesmo dia 20, o município de 21.500 habitantes vai conferir os envelopes de uma licitação de locação de veículos pesados no valor estimado de R$ 2.632.800,00 (veja aqui). Pelo visto, não falta o que fazer em Santa Maria das Barreiras, além da correção das informações equivocadas encaminhadas ao TCM.