Santa Rosa Esporte Clube e Canaã Futebol Clube já se garantiram na elite do Campeonato Paraense para a temporada de 2024. Agora resta saber quem será o grande campeão do Parazão da Série B1. A Federação Paraense de Futebol (FPF) divulgou que a final da competição será disputada em jogo único no próximo domingo (5), às 15h30, no Estádio Municipal Benezão, em Canaã dos Carajás.
A partida única foi em comum acordo entre as duas diretorias e como o Canaã teve melhor campanha na fase anterior somando quatro pontos, sendo um empate e uma vitória diante do Parauapebas, e o Santa Rosa tendo uma vitória e uma derrota contra o Santos de Moju, prevaleceu a partida nos domínios do chamado Falcão Dourado do sudeste paraense.
A duas equipes vêm de campanhas parecidas durante o certame. O time do Macaco Prego do distrito de Icoaraci, em 10 jogos, obteve cinco vitórias, três empates e duas derrotas, marcou 16 gols e sofreu sete, tendo um saldo positivo de nove gols. Já o Falcão com os mesmos 10 jogos, conquistou seis vitórias, dois empates e duas derrotas, marcou 10 gols e sofreu cinco, ficando com um saldo positivo de cinco tentos.
O técnico João Neto, o Netão, do Santa Rosa, deve manter o time que atuou na derrota para o Santos de Moju, por 1 a 0, mas que o Macaco Prego superou o adversário nas penalidades pelo placar de 3 a 1, tendo a volta de alguns atletas. A onzena titular deve formar com: Felipe; Renan Tiago, Jonilson, Kevem e Weslley; Pingo, Djalma, Adauto e Wallace; Rogério e Pedrinho.
“Fazia muito tempo, desde 2010, que o clube não disputava a elite do Parazão e graças a Deus a gente conseguiu esse objetivo que era subir de divisão. Agora nós temos que ter nosso objetivo como profissional que é ser campeão. Vamos encontrar um time muito difícil que é o Canaã, mas a gente espera fazer um bom jogo e conquistar esse tão sonhado título para o Santa Rosa”, disse Djalma, meio-campo do Macaco Prego.
Já o Canaã vive em êxtase pelo acesso inédito diante do Parauapebas. O Falcão conseguiu uma virada épica, com dois gols na reta final de jogo. O técnico Emerson Almeida pretende manter o time titular que vem fazendo história na Série B1 do Parazão e deve mandar a campo: Pedrão; Alan Patrick, Mimica, Pietro e Batista; Wanderlan, Ryan e Railson; Paulo Rangel, Luan Santos e Zé Paulo.
“É muito gratificante fazer um gol de virada, o gol do acesso. Quando o Emerson me chamou não pensei duas vezes, eu vou mudar a história desse jogo e graças a Deus fui feliz em fazer o gol. Vamos trabalhar e se Deus quiser, com muita humildade e pés no chão, vamos conseguir esse título”, afirma Marudá, atacante do Canaã, que sempre entra no decorrer dos jogos e marcou o gol do acesso diante do Parauapebas.
Por Fábio Relvas / Arte: Federação Paraense de Futebol