A equipe da Polícia Civil da Delegacia de Santana do Araguaia, no sul do Pará, realizou mais uma operação contra o tráfico de drogas no município. Na operação, foi dado cumprimento a dois mandados de busca e apreensão em duas residências apontadas como pontos de vendas de drogas e dois homens foram presos.
Durante as ações, foram ainda apreendidos drogas, dinheiros e materiais usados para a comercialização fracionada de entorpecentes. Segundo o delegado Diego Máximo, titular da Delegacia de Santana do Araguaia e que comandou a operação, assim que os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela justiça, foi realizada a operação.
Ele detalha que, de início, foi solicitado mandado de busca e apreensão para uma residência. No entanto, quando a equipe realizava diligências para saber se o investigado possuía droga ou se estavam aguardando ser reabastecido, foi descoberto que determinado indivíduo eventualmente acondicionava parte dos entorpecentes de outro traficante, quando ele tinha maior quantidade de droga.
De posse destas informações, o delegado relata que, imediatamente, representou judicialmente pela ampliação do mandado, para incluir a residência deste novo investigado, o que foi deferido pela Justiça na sexta-feira (27). Na residência de um dos investigados foram apreendidas porções de maconha (9g), R$2.590,00 em espécie, uma munição intacta calibre 22 e três pés de maconha.
O homem já foi preso por roubo e está desempregado há dois anos e cinco meses. Ele não forneceu nenhuma comprovação da origem do dinheiro que tinha em casa.
Ainda segundo o delegado, durante a busca, ele arrancou e destruiu as três mudas de maconha, que foram encontradas. Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão pela prática dos crimes de tráfico de drogas e fraude processual qualificada.
Na segunda residência, foram encontradas e apreendidas porções de cocaína (183g), maconha (170g), 21 unidades de LSD, duas balanças de precisão, diversos sacos plásticos utilizados para comercializar a droga fracionada, um caderno contendo diversos números de telefones, três celulares e diversos comprovantes de depósito e pagamento, motivo pelo qual foi dada voz de prisão ao investigado pela prática do crime de tráfico de drogas.
De acordo com Diego Máximo, os dois homens presos pertencem a facções criminosas e já possuem antecedentes criminais. Essa é a segunda apreensão de entorpecentes realizada em dois dias no município, com três pessoas presas.
Tina DeBord