Santana do Araguaia: sindicalista é assassinado a tiros

Continua depois da publicidade

O sindicalista Josenaldo Alves da Silva, diretor do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio da cidade de Redenção (PA), foi encontrado morto com dois tiros na cabeça por volta de 23h30 da última segunda-feira (1º) na periferia de Santana do Araguaia.

Maranhense, com 25 anos de idade, Josenaldo era funcionário do Frigorífico Bertin e responsável pela delegacia sindical da cidade.

Segundo informações da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Pará e Amapá (FETRACOM) e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), central ao qual o Sindicato é filiado, Josenaldo estaria sendo ameaçado, em virtude de atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores do frigorífico – um dos maiores da América Latina e que fez parte a lista de desmatadores na Amazônia.

Amigos da vítima também acreditam que a morte dele foi encomendada, pois nada foi roubado de Josenaldo. Comentários na cidade dão conta que o crime teria sido encomendado por cerca de quatro mil reais a pistoleiros que atuam no sul do Pará.

Apuração


O presidente da FETRACOM e da UGT no Pará, Zé Francisco, lamenta o episódio e informa que os diretores dos Sindicatos filiados à Federação e à Central no sul do Pará estão se deslocando para Santana do Araguaia. Eles vão acompanhar os trabalhos da polícia com o objetivo de identificar os autores e mandantes do crime.

Fonte: CNTC