Na manhã desta quarta-feira (30), o governador Helder Barbalho anunciou a abertura de processo de licitação para contratação de empresa para construir a ponte sobre o Rio Fresco, em São Félix do Xingu, no sul do Pará. O edital foi publicado hoje, no Diário Oficial do Estado (DOE).
O governador também apresentou o projeto básico da ponte, que vai interligar as regiões sul e sudoeste do estado. Durante a solenidade, que aconteceu no Parque de Exposições do município, Helder Barbalho destacou que obra de infraestrutura de transportes é uma das mais ansiadas pelo setor produtivo do sul do estado, que interligará a PA-279 à sede do município e ao Distrito de Taboca, que possui o maior rebanho de gado do Brasil.
Ele enfatizou que a ponte é um grande projeto de integração, que beneficiará vários municípios da região. “Sobretudo, integrará várias regiões do Pará, permitindo que possamos interligar a BR-163 do polo Tapajós com o polo Xingu e este com o sudoeste do estado. E tudo isto será possível com essa obra tão esperadas pela população”, ressaltou o governador.
A ponte sobre o rio Fresco terá 10 metros de largura e 480 metros de comprimento, com 11 vãos, nove dos quais de 40 metros de largura, e dois vãos centrais de navegação, com 60m de largura e 14 metros de altura. O prazo de conclusão é de 12 meses.
A estrutura será do tipo mista, em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED. A construção da ponte beneficiará diretamente mais de 100 mil habitantes do município de São Felix do Xingu e indiretamente mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu. O início da construção da ponte deve ocorrer em média em 60 dias, após o encerramento do processo licitatório para a contratação da empresa.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de São Félix do Xingu, Francisco Torres, o “Torrinho”, a construção da ponte é uma das obras mais importantes de todo o estado. “Não só pela pecuária, mas também para a população de São Félix. Essa ponte beneficiará vários distritos, sendo um deles o de maior população, que é o Taboca”, frisou o presidente.
Para o pecuarista Fábio Polizeti, a obra da ponte sobre o Rio Fresco também vai impulsionar a cultura do cacau no município. “Temos distritos que despontam como polos importantes na produção de cacau, que precisam de melhor infraestrutura em transportes para escoar toda essa produção, certamente a construção da ponte vai influenciar de forma positiva no incremento da economia do nosso município, pois hoje dependemos de uma balsa. Após a ponte pronta, haverá mais possibilidade para serviços de saúde, escoamento de produção e locomoção terrestre”, pontuou.
O secretário de Estado de Transportes (Setran), Adler Silveira, observa que a construção da ponte terá forte impacto sobre a economia da região, facilitando o acesso às BRs-155 e 158. “É mais um passo na caminhada rumo ao incremento da infraestrutura de transportes no Pará, com obras de construção e pavimentação de estradas e pontes”, acrescentou o secretário.
Ele ainda informou que, além da ponte, foi publicada também nesta quarta-feira, no Diário Oficial, a abertura de licitação para construção de um trecho da PA-279, com mais de 70 km extensão, garantindo o início da requalificação da rodovia no segundo semestre de 2021.
São Félix do Xingu tem mais de 132 mil habitantes, segundo o IBGE/2020, e concentra o maior rebanho bovino do país. A base da economia é a pecuária de corte. O prefeito do município, João Cleber, destacou que o pacote de benefícios destinado a São Felix do Xingu pelo governo do estado vai impulsionar o desenvolvimento local.
“São investimentos que incrementam a economia do nosso município. Nós só temos a agradecer ao governador Helder, pelo empenho em trabalhar em prol do nosso município”, agradeceu o prefeito.
Tina DeBord