Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflorbio), a Prefeitura de São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, iniciou na manhã desta segunda-feira (1º), o atendimento das comunidades ribeirinhas, que moram em ilhas do município, contra o novo coronavírus. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, conta com uma equipe médica especializada, para atender a população.
Nesta segunda-feira, serão atendidos os moradores das Vilas Santa Cruz e Ilha de Campo. Segundo a Secretaria de Saúde, os profissionais levaram vários tipos de medicamento, inclusive hidroxicloroquina e azitromicina, para atender pacientes com sintomas de Covid-19, que necessitar de medicação.
Ainda de acordo com a secretaria, o atendimento às comunidades ribeirinhas está sendo possível, devido a parceria com Ideflorbio, que cedeu uma embarcação fluvial para o transporte da equipe. A chegada do vírus à essas comunidades mais isoladas é motivo de grande preocupação, uma vez que é mais difícil para a população buscar socorro médico em tempo hábil.
A demora no atendimento e tratamento da doença, segundo a secretaria, pode levar a complicações mais graves. O município de São Geraldo do Araguaia, segundo seu Boletim Epidemiológico divulgado na noite de ontem (31), já está com 140 casos positivos de Covid-19 e sete óbitos causados pela enfermidade.
(Tina Santos)