Prefeitura de São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, vai intensificar a fiscalização em praias e balneários localizados no município, principalmente na região da Serra das Andorinhas, com o objetivo de impedir aglomerações de pessoas em razão da pandemia do novo Coronavírus. A ação é em cumprimento a recomendação do Ministério Público do Pará (MPPA), através da Promotoria de Justiça de São Geraldo do Araguaia.
A ação do MPPA foi tomada após imagens que circularam pelas redes sociais, mostrando uma grande aglomeração de pessoas nas cachoeiras da Serra das Andorinhas. Para dar cumprimento à recomendação judicial, a prefeitura vai solicitar apoio da gerência do Parque Estadual Serra das Andorinhas e também da Polícia Militar, para auxiliar na força tarefa formada por agentes da Vigilância Sanitária do Município, em conjunto com os Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMTU).
A fiscalização será intensificada em todos os balneários e outros locais turísticos do município. Quanto à aglomeração de pessoas na Serra das Andorinhas, na área da Cachoeira Três Quedas, a prefeitura justifica que o local é uma propriedade privada.
A Prefeitura frisou, no entanto, que os responsáveis pelo balneário descumpriram o Decreto Municipal 026/2020 e o Decreto Estadual 800/2020 e devem responder judicialmente.
(Tina Santos)