Na última semana, a Cooperativa de Agricultores Familiares de São João do Araguaia, que congrega 33 cooperados, foi contemplada com o recurso de R$ 1.122.024,36, pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), administrado pela Secretaria Municipal de Educação. Os produtos da agricultura familiar a serem oferecidos para a merenda dos alunos da rede municipal de ensino são: abóbora, alface, cheiro verde, couve, banana, ovos caipiras e melancia; e polpas cajá, caju, cupuaçu açaí, goiaba e acerola.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), por meio do Escritório Local de São João, teve importante participação nessa conquista, prestando consultoria à Cooperativa, desde a fundação, elaboração de proposta técnica, organização de documentação e emissão do Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF), na modalidade jurídica.
Com forte participação feminina, a Cooperativa de Agricultores Familiares de São João do Araguaia é presidida por Mônica Rathes da Silva, tendo como secretária Maria Maciane, e tesoureira Geane Lucena. O intercâmbio com a Cooperativa de Agricultura Familiar de Rondon do Pará resultou numa experiência bem sucedida, a fim de aprofundar conhecimentos sobre o funcionamento do cooperativismo.
O vice-prefeito e secretário de Educação de São João, Antônio Bezerra do Nascimento, o Professor Bezerra, avalia como muito importante o cooperativismo, para que os agricultores familiares acessem o PNAE, “contribuindo assim com uma alimentação saudável nas escolas e gerando renda para o município”.
A prefeita de São João, Marcellane Cristina Sobral, reafirma a parceria com a Emater, reiterando que, dentro das condições da administração municipal, apoia com uma cota mensal de combustível e cessão de servidores administrativos e de serviços gerais. “Pretendemos ampliar esta colaboração pela importância que esta empresa tem com o desenvolvimento rural”, afirmou.
O coordenador local de São João do Araguaia, Paulo Cesar Rodrigues da Silva, agradeceu a parceria com a prefeitura, por meio da prefeita Marcellane Cristina, e disse que a Emater “vem trabalhando desde da criação da cooperativa visando acessar estas possibilidades de compras institucionais de programas federais.”
O Supervisor da Emater-Pará Regional Marabá, Fernando Araújo reafirmou a intenção de ampliar a parceria com a prefeitura e qualificar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ater, com mais organizações cooperativas e associativas “acessando o mercado comum e os programas federais PNAE e PAA[Programa de Aquisição de Alimentos]”.
(Ascom Emater)