Por Fábio Relvas
Fotos: Gustavo Campos/GloboEsporte.com
A bola voltou a rolar na tarde deste domingo (20) para a primeira rodada do Campeonato Paraense de 2019. São Raimundo e Águia de Marabá fizeram um duelo equilibrado, no Estádio Jader Barbalho, o Barbalhão, em Santarém. A partida entre santarenos e marabaenses terminou empatada em 1 a 1. Ricardo Maranhão abriu o placar para o Azulão, aos 19 minutos do primeiro tempo, enquanto que Erick deixou tudo igual para o Pantera, aos 33 minutos do segundo.
As duas equipes começaram a partida dispostas a conquistar três pontos. A torcida do São Raimundo fez sua parte e compareceu em grande número, com um público total de 2.944 pessoas no Barbalhão. O Águia não se intimidou com a torcida adversária e teve a primeira chance quando Júnior Rato disparou de longe e o goleiro Jones salvou para escanteio. O Pantera respondeu na mesma moeda no tiro de fora da área de Jeová, mas o goleiro Bruno Colaço mandou para escanteio.
Os dois times seguiram arriscando de longa distância. Tetê disparou e tentou marcar para o Azulão marabaense, o goleiro Jones outra vez teve que mandar para escanteio. Na outra tentativa do Águia, a bola foi morrer no fundo do barbante. Após uma vacilo da zaga do São Raimundo, o atacante Ricardo Maranhão aproveitou e marcou, aos 19 minutos, 1 a 0. O gol calou a torcida santarena nas arquibancadas.
No segundo tempo, a partida foi bastante truncada e paralisada pela arbitragem, com faltas para ambos os lados. O fato curioso da partida é que o árbitro Vanaldo Nascimento dos Santos Júnior acabou sentindo uma lesão durante a partida e teve que ser substituído pelo quarto árbitro Francisco Lopes de Sousa Filho, isso aos 24 minutos da etapa final.
O Águia tentou ampliar com Ramonzinho em cobrança de falta, mas, atento, o goleiro Jones fez a defesa. O São Raimundo foi para o tudo ou nada em busca do empate. Em uma falta cobrada por Eusébio, Erick cabeceou e a bola foi para fora. No lance seguinte, o atacante Erick recebeu de frente e não perdoou, deixando tudo igual, aos 33 minutos, para a festa da torcida do Pantera.
Com incentivo do torcedor, o São Raimundo quase consegue a virada, novamente com Erick, que dominou e chutou para fora. O jogo pegou fogo nos minutos finais. Ainda deu tempo de Eusébio disparar de longe, quase surpreendendo o goleiro Bruno Colaço. Placar final: São Raimundo 1 x 1 Águia.