Terceiro na linha de sucessão do presidente da República, o presidente do Senado, José Sarney, disse nesta segunda-feira (10) que cumprirá com o seu dever caso seja necessário assumir interinamente o cargo.
A hipótese de Sarney ocupar mais uma vez o cargo depois de 22 anos do seu governo (1985-1990) foi levantada pela imprensa em razão da possibilidade de a presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente, Michel Temer, e o presidente da Câmara, Marco Maia, se ausentarem do país nos próximos dias.
Com a ausência dos três, caberia a Sarney, presidente do Senado, ocupar interinamente o cargo de presidente da República conforme determina o artigo 80 da Constituição. Ao ser indagado pela imprensa se ficaria feliz em assumir mais uma vez a presidência da República, Sarney respondeu:
– Cumprirei o que determina a Constituição. Eu cumpri com o meu dever no tempo devido – disse Sarney em referência ao período em que ocupou o cargo.
Ontem, domingo, a presidente Dilma Rousseff viajou para a Europa – onde visita França e Rússia. Com a viagem de Dilma, assumiu o governo o vice-presidente Michel Temer, primeiro na linha de sucessão republicana. Mas, de acordo com a imprensa, ele deverá embarcar para Lisboa, entre os dias 14 e 15, para as comemorações do “ano do Brasil em Portugal” e o deputado federal Marco Maia (PT), que preside a Câmara, deverá viajar para o exterior a fim de representar o país em evento do Mercosul.
Agência Senado