A secretaria municipal de Produção e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Piçarra (Semdec), em parceria com o Sebrae, realizou visitas no último final de semana de julho em diversas áreas/fazendas de produtores de leite. O objetivo foi levantar dados técnicos para dar suporte ao Projeto Produtores de Leite e Derivados, cujo esforço é para que o município de Piçarra possa alavancar ainda mais a economia local, que tem em sua base o leite como um dos principais agentes de geração de renda.
As vistas foram coordenadas pelo consultor do Sebrae Uesley Marinho e pelo secretário de Produção e Desenvolvimento Econômico Dernival Gonçalves Barros. Esta terceira etapa consiste em analisar ‘in loco’ a propriedade, a fim de avaliar e escolher a área para implantação do sistema rotacional de pastagem. Na oportunidade foram visitados sete produtores de leite distribuídos em quatro regiões, sendo a vila Anajá, o centro, a área do Armazém Castro e a Vila Oziel Pereira.
O projeto é parte integrante de uma iniciativa maior, denominada Balde Cheio, que visa oferecer acompanhamento técnico, da prefeitura em parceria com o Sebrae (de médico veterinário, zootecnista e técnico agropecuário), ao produtor de leite, para que ele consiga produzir a maior quantidade possível, obtendo mais qualidade, utilizando um menor espaço e ainda com quantidade menor de vacas.
Conforme explicou o prefeito Wagne Machado, “o produtor precisa entender que ele tem que melhorar o seu rebanho, e não adquirir mais vacas, se quiser melhorar a sua produção de leite, ou seja, no geral o projeto visa que o produtor tire muito leite, mesmo tendo poucas vacas leiteiras”.
A consultoria do Sebrae tem por objetivo obter informações da atividade leiteira de cada um para que, com essas informações, possa ser traçado o melhor caminho para o desenvolvimento e melhora da produtividade em um menor espaço de tempo, área e rebanho, aumentando a competitividade de preços e proporcionando maior viabilidade econômica na atividade leiteira.
Texto: Glauber Marques – Fotos: Ronaldo Rocha
1 comentário em “Sebrae acompanha visitas técnicas para promover a terceira etapa do Projeto Produtores de Leite e Derivados em Piçarra.”
Moro no município d Pedro canário Norte do espírito santo gostaria de mais informações sobre como começar uma atividade desta pois sou um pequeno produtor de leite e gostaria de agregar alguma atividade diferente na região obrigado