Mais de 50 mil pessoas são esperadas em Belém, no mês de novembro deste ano, durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30. Diante de líderes mundiais, governantes brasileiros, organizações ambientalistas de todo o planeta e investidores que devem marcar presença no evento, o Serviço de Apoio aos Micro e Pequenos Empreendedores (Sebrae) enxerga uma possibilidade única de atrair turistas para Carajás a fim de mostrar a exuberância da natureza em Parauapebas e outros municípios da região.
Dentro dessa perspectiva, o Sebrae começou a trabalhar para incentivar micro e pequenos empreendedores, assim como os microempreendedores individuais (MEIs), a investir na qualidade e eficiência dos seus negócios para que, mesmo após a COP30, continuem a crescer no ramo, especialmente do turismo.
“A gente já começa a preparar o trade do turismo daqui da região do Carajás, Carajás 1 e Carajás 2, como a gente divide Marabá, Parauapebas e alguns municípios, para preparar a pujança que este Estado vai ter depois da COP30, principalmente nessa vertente de turismo”, anunciou o diretor-superintendente do Sebrae do Pará, Rubens Magno, que reuniu a Imprensa de Parauapebas na tarde desta terça-feira (04) para um bate-papo informal e falar das estratégias do órgão para impulsionar os pequenos negócios a partir da conferência.
Rubens Magno começou, por Parauapebas, a percorrer as 13 sedes do Sebrae no Pará ao lado de duas dirigentes do órgão: Domingas Ribeiro, diretora-técnica, e Cássia Costa, diretora de Operações. Da conversa com a Imprensa, também participou a gerente regional do Sebrae no município, Ana Suzy Rego.
Conforme informou o superintendente, neste momento o trabalho do Sebrae está voltado para a Rota Carajás, com cerca de 1,2 milhão de hectares de florestas preservadas e composta pelo maior parque de cavernas ferríferas do mundo, além de contar com trilhas, cachoeiras, mirantes, savana e mais de 600 espécies de aves catalogadas, dentre as quais 30% somente são encontradas em Parauapebas.
Nesta quarta-feira (05), mais uma boa novidade na rota: o ICMBio vai inaugurar o Camping Refúgio da Canga, para acomodar 40 barracas, com toda infraestrutura necessária para acomodar, com qualidade, os visitantes. “Vamos começar pela Rota Carajás porque ela já está pronta para ser comercializada. Depois, vamos passar para as outras rotas”, explicou Suzy Rego, acrescentando que o Sebrae vai preparar o catálogo do roteiro turístico de Parauapebas e região, para que motoristas de táxi e de uber, hotéis, restaurantes, entre outros, possam informar aos turistas o que o município oferece de atrativos. E não é pouca coisa.
Os dirigentes do Sebrae estão convencidos da grande potencialidade de Parauapebas e região para o turismo de natureza ou ecoturismo, com abertura de pequenos negócios baseados nos princípios da bioeconomia e preservação ambiental. E somente em Parauapebas o órgão já começou a capacitar mais de 30 empresas, com cursos e treinamentos dentro do conceito de sustentabilidade. “O que a gente quer é marcar no coração dessa região que aqui também tem turismo e que as pessoas querem conhecer”, sublinhou Rubens Magno.
Presente no encontro com a Imprensa, a artesã Maria Saraiva, presidente do Instituto Preciosa Amazônia e pioneira na produção de biojoias em Parauapebas, está entre os pequenos empreendedores capacitados pelo Sebrae. E agora, com projeto aprovado pela Lei Rouanet, ela vai participar de 12 feiras dentro e fora do Brasil, como Paris, Alemanha, Estados Unidos, Itália e Dubai, para mostrar suas peças feitas com material genuinamente amazônico.
Divulgação na COP30
Para Rubens Magno, muitos empreendedores da Amazônia ainda não estão convencidos do seu tamanho comercial e que podem ganhar o mundo com a oferta de negócios sustentáveis, com identidade da região. “Hoje, a gente começa a ter propriedade real e vê que a Amazônia é uma potência”, frisou o superintendente. “E a prova disso são os 50, 60 mil visitantes que nós receberemos na COP30, exatamente por ser na Amazônia”, acrescentou.
Como parte do seu papel, de cuidar do empreendedor em todos os seus estágios, o Sebrae irá aproveitar a conferência em Belém para divulgação dessa potencialidade. “E a gente começa a divulgar não apenas lá porque o nosso intuito é fazer com que essas empresas daqui, que estão sendo capacitadas, comecem, por exemplo, a ativar os seus trades de turismo fora do Brasil”, disse Magno.
Texto: Hanny Amoras
Fotos: Ascom/PMP