Os alunos da Escola Municipal 18 de Outubro, localizada no assentamento Carlos Fonseca, a 20 quilômetros de Parauapebas, receberam nesta segunda-feira, 26, notebooks. Foram 186 contemplados.
O notebook será mais um item do kit escolar de alunos das escolas públicas municipais do sexto ao nono ano (5ª a 8ª série). A aquisição é parte do programa de inclusão digital implantado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que primeiro contemplou os mais de dois mil professores da rede com a ferramenta e implantou nas salas de aulas quadros digitais.
O programa de inclusão digital implantado pela Semed é uma grande conquista para a 18 de Outubro. Há alguns anos, a escola não dispunha nem mesmo de espaço físico. Funcionava na antiga sede da fazenda Carajás, área que deu origem ao assentamento.
A arquitetura moderna de atualmente; a quadra coberta; as salas climatizadas; as carteiras novas; as lousas interativas (quadros digitais); a sala de informática com internet, e os notebooks dos alunos e professores contrastam com o ambiente de alguns anos atrás, quando os alunos estudavam sem infra-estrutura adequada num barracão de madeira.
Os alunos não conseguem disfarçar a satisfação pelas boas novas trazidas pela Secretaria de Educação. Auriana Chaves de Sousa, 16, aluna do sétimo ano, diz que os empreendimentos “melhoram a vida de todos”.
Sobre o notebook que acaba de ganhar, Auriana diz que o “computador vai dar mais prazer para estudar”. A estudante diz estar “muito feliz” e confessa que “antes quando ouvia dizer que todos ganhariam notebook, não acreditava”.
Seu pai, o senhor José Amaro Soares de Sousa, de 59 anos, elevou os feitos da prefeitura à categoria de “importante”. Para ele, “tudo o que a Semed faz pela escola melhora a vida da comunidade”.