Pacientes cadastrados na fila de espera para realizar cirurgias e consultas médicas em diversas especialidades estão sendo convocados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Jacundá para atualizar os dados cadastrais. Atualmente estão no Portal da Transparência da SMS quase 9 mil pacientes. Ausência de endereço correto, contato telefônico e de outras informações prejudicam a convocação dessas pessoas.
A secretária de Saúde, Lícia Sousa, explica que as informações desatualizadas estão prejudicando o andamento da fila. “Montamos uma espécie de força-tarefa para atualizar os dados de todos os pacientes, pois estamos realizando dezenas de atendimentos mensalmente e, em algumas áreas, não encontramos os pacientes”.
Em outubro deste ano, o Ministério Público local instaurou uma Ação Civil Pública (ACP) requerendo à Justiça que obrigue o município de Jacundá a prestar informações claras aos pacientes que aguardam procedimentos para realizar cirurgias. “A escolha dos pacientes tem sido feita de maneira aleatória e sem nenhum tipo de transparência”, diz a ACP.
No entanto, segundo a equipe que está à frente da atualização dos dados, a lista está desatualizada, pois centenas de pacientes já realizaram os procedimentos necessários. “Hoje estamos em campanha para identificar e localizar pacientes que estão precisando realizar cirurgias de histerectomia, ooforectomia, perineoplastia, hérnia iguinal adulto, hérnia umbilical adulto, hérnia epigástrica adulto, hemorroidectomia e colecistectomia,” detalha a secretária de Saúde.
No Portal da Transparência da Prefeitura de Jacundá, no link específico da Secretaria Municipal de Saúde, na Transparência da Regulação, o usuário tem acesso à fila de espera de todos os pacientes candidatos a uma consulta médica ou cirurgias.