Por Eleutério Gomes – de Marabá
Na manhã desta quinta-feira (1º), o secretário de Estado de Governo do Sudeste do Pará, Jorge Bittencourt, que já vem cumprindo agenda desde a última segunda-feira (29), manteve reunião com os representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Detran para tratar de Segurança Pública. Ele esteve acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Hilton Benigno, ocasião em que pode ouvir as demandas desses órgãos em Marabá e região de abrangência do Centro Regional de Governo, que atende aos 39 municípios do sul e sudeste do Estado mais Paragominas.
Bittencourt já se reuniu, também esta semana, com os responsáveis pela Educação assim como com os gestores da Saúde, a exemplo dos diretores dos Hospitais Regionais de Marabá e de Redenção.
Ele também manteve encontro com os órgãos estaduais ligados ao setor produtivo como Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Sedap (Secretara de Estado de Agricultura e Pesca), Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará), Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda) e Sema (Secretaria de Estado Meio Ambiente). Em três dias de trabalho, Jorge Bittencourt também já ouviu prefeitos, vereadores e representantes de 11 municípios.
Bittencourt disse que está aqui para dialogar junto com as secretarias, não substituindo o papel de cada gestor regional na sua pasta, mas sim como um parceiro na busca de soluções “que não virão da capital, mas serão construídas de forma coletiva e integrada também a partir do Conselho Regional de Desenvolvimento”.
“Com essas informações, estamos montando um diagnóstico e trabalhando de maneira integrada com a Casa Civil e com os secretários. E, é importante dizer que, a partir de agora os secretários terão agenda aqui na região”, anunciou ele, afirmando que está trabalhando para que eles fiquem três dias em Marabá e dois dias em Xinguara, “ficando mais próximos, atendendo a todas essas demandas para poder comtemplar, de forma mais próxima, todos os 39 municípios da região”.
Escola Militar e reforço
Também ouvido pelo Blog, o coronel Hilton Benigno disse que esteve em Marabá também para continuar as conversações a fim de ativar na cidade “não um colégio militar”, mas uma escola com características de gestão militar, que já deu certo e outras cidades como Manaus (AM).
“É um colégio onde a polícia está na rotina da unidade, com sua disciplina, postura e comportamento”, definiu ele, afirmando que está contando com a parceria da Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Na quarta-feira (31) Benigno visitou a Escola Rio Tocantins – mais conhecida como Caic – onde vai funcionar o ensino militar e que está passando por pequenas adaptações. “Viemos definir o passo a passo, com a ambientação de alunos e professores para que, no segundo semestre, já a partir de agosto, se inicie uma nova gestão”, afirmou.
Indagado sobre que providências estão sendo tomadas para reforçar a Polícia Militar região, tendo em vista o aumento da violência, apesar do trabalho árduo da PM, Benigno anunciou que em junho próximo, com o encerramento do curso de praças, Marabá terá mais 132 policiais, Parauapebas, 90 e Conceição do Araguaia 137, totalizando 359 novos policiais militares.
Ele também anunciou o começo da renovação da frota policial da região, que começou por Marabá, para onde já foram enviados 15 veículos; e também a aquisição de armas longas, fuzis e carabinas, tudo com o objetivo de enfrentar com mais eficiência ainda a criminalidade.