Helonai Pinheiro de Araújo e Francisca Ciza, de Parauapebas, foram recebidas pela secretária da Educação, Débora Vendramini, e pela diretora pedagógica, Maria Ângela Marchi
O funcionamento das escolas municipais de Ribeirão Preto em período integral está servindo de exemplo para Parauapebas. A secretária da Educação do município, Francisca Ciza, e a assessora técnica Helonai Pinheiro de Araújo, estiveram na cidade paulista esta semana para conhecer o sistema de atendimento adotado pelas escolas da rede municipal de ensino.
Débora Vendramini, secretária da Educação de Ribeirão Preto, recebeu as visitantes em seu gabinete e providenciou a ida a duas escolas municipais, com o acompanhamento de sua equipe técnica.
As visitantes foram à Escola Municipal de Educação Infantil Hilda Mosca, no Jardim Antônio Palocci, onde conheceram o novo modelo de estrutura física das escolas municipais de Educação Infantil e também o sistema de atendimento de alunos com até cinco anos de idade em período integral.
Impressionadas com a qualidade das instalações e organização dos procedimentos pedagógicos, as educadoras de Parauapebas elogiaram a gestão escolar e o trabalho da Secretaria da Educação de Ribeirão Preto.
A visita seguiu pelo CEMEI Dr. João Gilberto Sampaio, na Vila Mariana, onde os alunos de 1º a 3º anos do Ensino Fundamental também estudam em período integral. Nesta escola, o que mais chamou a atenção foi o espaço “Fazendinha”, onde são criadas aves e alguns bezerros.
No Cemei Dr. João Gilberto Sampaio, o espaço “Fazendinha” chamou a atenção das representantes da Educação de Parauapebas.
10 comentários em “Secretária da Educação de Parauapebas esteve em Ribeirão Preto–SP para conhecer funcionamento de escolas em período integral”
eu gostaria de saber quais são os direito do estudante? minha filha tem 4 anos que estuda na escola antonho matos. e ele teve uma briga com uma colega da mesma sala e ela foi espoca da escola agora eu não consigo vagas em nem uma escola. a supervisora não deixa ela mais estuda . mim fala qui direito minha filha tem la so tem 14 anos
Primeiro deveria pelo menos tentar acabar com o turno do intermediário, posteriormente, pensaria em escola de período integral.Escola de período integral não é a prioridade para o município! Vamos construir mais escolas e acabar com os anexos!!!! E, pelo menos garantir quatro horas de aula para nossos alunos, direito este que não é garantido nos dias atuais.
Quando me deparo com uma matéria como esta, em que a Sra. Francisca Ciza, Sec. de Educação de Parauapebas passo a me perguntar: porque as
pessoas que administram a EDUCAÇÂO no Brasil não fazem isto, busque junto a outros Estados e nesse caso SP e em especial a Cidade de Ribeirão Preto, para colherem informações ou firmarem intercabio para
aumentar e melhorar a qualidade de ensino dos nossos jovens. Parabéns,
a Sra. Francisca Ciza e que sua ida para obter mais comhecimentos dos
avaços na educação frutifiquem.
eita ze, a secretaria ta aparecendo muito na midia, mais tudo bem. so quem conhece sabe, ontem ela era diretora chefe da educaçao do estado aqui no peba, e sempre foi um desastre, os professores que dependia dela pra receber sempre tratodos com descasos e umilhaçao, os prof sabem disso, so nao pode falar nada devido a repreensao.mais o velhote confia nela? fazer o que é sofre calado né? preciso do meu emprego……….
Revemos buscar informações e conhecimento em ambientais e estagios de desenvolvimento semelhantes,Ribeirão Preto é uma cidade centenária com uma vocação ,cultura e tradição consolidada , pesquisar boas praticas trocando informações em ambientes desenvolvidos a mais de 20 anos é gastar dinheiro público sem resultado.
Construir o modelo de Parauapebas é andar pelos bairros conhecer a sociedade pesquisar na internet casos de sucesso na revolução cultural e educacional que algums municipios com poucos recursos estão obtendo o sucesso que PARAUAPEBAS não consegui porque sua educação foi aparelhada de forma populista com distribuição farta de notebook com dinheiro público em nome da inclusão digital , que é uma coisa totalmente diferente do que foi praticado no municipio.
A inclusão digital do municipio é um projeto avançado é dar acesso ao cidadão comum as informações necessárias para sua melhoria na qualidade de vida , ter as informações em tempo real dando dignidade a população principalmente ao cidadão comun , os mais necessitados , quando necessitar de um serviços publico , ter suas carencias atendidas em tempo real , meio digital, ter um cadastro de acesso ao serviços públicos on line , ter acompanhamenho do seu filho no cadastro escolar e seu desenvolvimento pedagogico. É ter acesso a rede de saude para marcar atendimento atravez de terminais públicos de apoio ao cidadão.
A educação em Parauapebas comparadas com estes ambientes visitados esta atrasada 20 anos e esta educação plural implantada no municipio não tem identidade com sua vocação , cultura e tradição porque ele ainda passa por grandes transformações e impactos.
Investir na educação dos professores , pagar salários justos e dar condições ambientais adequadoas são politicas públicas de governo que garanti o retorno na educação pública .
Parauapebas necessita urgente destas politicas .
Necessita viagens para desenvolver esta acão de governo.
Cadê o novo PLANO PARAUAPEBAS 500 !
O projeto é bom… Mas concordo que um dos maiores problemas é realmente o turno intermediário, esses anexos e a quantidade de alunos fora da escola.
Escola de tempo integral? Fala sério! Minha sobrinha de 7 anos é vítima duas vezes dessa educação municipal: estuda em anexo e no tal turno intermediário.
Isso é um absurdo! Tantos anexos (e a secretária só autorizando a abertura de mais) e um turno da fome infame, e essas duas passeando com o dinheiro público, dizendo que foram atrás de “conhecer o sistema”… É uma vergonha o descaso com a nossa educação, com os nossos professores, com o sistema educacional. Tem escola com atividades praticamente suspensas por falta de estrutura; tem gente contratada na educação que nunca recebeu um tostão; tem educador sendo perseguido, e essas bruacas desfilando em Ribeirão Preto, atrás de escola de turno integral, sendo que não resolvem sequer o problema do turno intermediário. É muita cara de pau.
Parabéns Francisca Ciza
O futuro do nosso país é educação
To gostando de vê….
A ideia é ótima, mas o municipio deveria priorizar o fim dos anexos que mais parecem depósitos de alunos, excluir o turno do intermediario e cumprir as 4 (quatro) horas diarias que nunca foram cumpridas do 1º ao 5º ano e aulas de 50 minutos do 6º ao 9º ano. Cumprindo tudo isso ai sim é hora de implantar novos projetos, nesse momento deveria investir na QUALIDADE e não pensar em quantidade. Como pensar em escola de tempo integral se tem aluno fora escola.