Paulo Costa – de Marabá
A Secretaria Municipal de Cultura de Marabá (Secult) acaba de divulgar as 24 canções classificadas para o XVII Fecam (Festival da Canção de Marabá), que vai acontecer no período de 26 a 28 deste mês, em palco armado na Orla do Rio Tocantins, em Marabá.
Ao todo, foram inscritas este ano 258 canções, sendo 35 de Marabá. Pelo regulamento do festival, das 24 escolhidas, 12 vagas são para canções de Marabá, a fim de dar espaço no evento para apresentação de músicas locais. Nas contas do secretário municipal de Cultura, Cláudio Feitosa, o total de inscritos é um recorde na história do Fecam, o que motiva a equipe que atua na organização a promover uma festa digna do nome e respeito que o festival adquiriu em 16 edições.
Na página do evento na rede social Facebook, a coordenação escreveu o seguinte sobre a dificuldade para selecionar 12 canções entre as 223 inscritas de outros municípios e estados brasileiros. “Quase ficamos doidos para selecionar. Tirar 12 músicas de um total de 223 não é nada fácil, mas ficamos muito felizes por este trabalho. Não imaginávamos receber tantas músicas, mas a felicidade de ver a qualidade da produção musical espalhada por este imenso país é revigorante. A música brasileira é, de fato, uma força extraordinária”.
Após a primeira publicação da listagem dos músicos marabaenses, a comissão organizadora publicou o seguinte comentário retificando um dos nomes: “No lugar de José Maurício Godinho (que é de Ananindeua), classifica-se o concorrente Munir Chaves – com a canção “Lembranças de um Amigo”. Ainda temos que comprovar o tempo de residência de um dos classificados.
Havendo infringência no regulamento, modificaremos a ordem de classificação. A organização pretende também, ainda antes do festival, postar em sua fan page os MP3 das 24 músicas classificadas.
Abaixo, a primeira lista, com classificados de Marabá:
-
Clauber Martins – Brasil Baião
-
Diego Aquino – Desenho e Canção
-
Elvis de Souza – Açar-Irá
-
Francisco Xavier (Javier de Mayabá) – Homens Pequenos
-
Helberth Braz – Antes do Fim
-
José Ribamar A. da Costa (Dalvan Marabá) – Valha-me Deus
-
Maria Nilva Burjack – Chão da Canção
-
Munir Chaves – Lembrança de um Amigo
-
Paulo André Gomes de Araújo – Pressentimento
-
Raimundo W. Correa Padilha – Ruas Estreitas
-
Reinaldo Brian – Fábulas de Arquitetos
-
Uda Wambergue – Samba Play
Abaixo, os classificados de outros municípios:
-
Allan de Carvalho – Vai – Belém (PA)
-
David Sena Andrade – Blue para o Senhor Tempo – Belo Horizonte (MG)
-
Edinaldo Blantez – Canta Feliz – Manaus (AM)
-
Erasmo Dibel – Capim Seco – Brasília (DF)
-
Hurá Bittencourt – Bicho do Mato – Rio de Janeiro (RJ)
-
Joãozinho Gomes – Eu e a Solidão – Macapá (AP)
-
Zé Alexandre – Cantares – Poços de Caldas (MG)
-
Zebeto Correa – O Avesso do Espelho – Belo Horizonte (MG)
-
Lula Barbosa – Sul América – Mairiporã (SP)
-
Sérgio Augusto – Útero – Batatais (SP)
-
Thimeraçuí Moraes – Colina do Tocantins (TO)
-
Walter Lajes – O Retrato Falado do Sertão – Vitória da Conquista (BA).
1 comentário em “Secult divulga 24 canções classificadas para o XVII Fecam”
O FECAM – Festival da Canção de Marabá – promete ser um grande festival de música, não só pelo show de Milton Nascimento, Yamandú Costa e cia ltda, mas pela qualidade das inscrições. Com certeza veremos inúmeras interpretações fantásticas, emocionantes! Além dos participantes diretos do Festival, muita gente do meio cultural estará presente neste evento tão importante para Marabá e região, como por exemplo, Patrícia Bastos e Carla Cabral,uma canta a Amazônia, em seu mais novo e belo cd ZULUSA (sucesso de crítica no eixo Rio – São Paulo), a outra expressa o puro “CHORO”, brasileiro por excelência e essência! Sendo assim, este Festival terá uma representatividade incrível, quem ganha é a música, quem ganha é o público, e neste ganha-ganha parabenizo o Secretário de Cultura Cláudio Feitosa, que não mede esforços para que o Festival se torne um grande espetáculo. IMPERDÍVELLL!!!