SECULT divulga mudanças para o carnaval 2012

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O secretário de Cultura de Parauapebas, Cláudio Feitosa, buscando um carnaval de melhor qualidade para os amantes da festa em 2012, anuncia que serão tomadas algumas medidas. São elas:

1) O Carnaval Oficial do Município ganhará mais um dia, começando na sexta-feira;

2) Blocos e Escolas de Samba interessados a participar dos desfiles oficiais deverão realizar a pré-inscrição de 14 a 31 de março de 2011, na Secult, no departamento de artes cênicas;

3) Será estabelecido um número limite de Blocos para os desfiles oficiais;

4) Será criado um Circuito de Blocos com a utilização de trio elétrico;

5) Toda Escola de Samba deverá estar legalizada (inscrição no CNPJ etc.) para acessar recursos públicos;

6) As Escolas de Samba deverão seguir critérios a serem estabelecidos até 8 de abril de 2011. Já se pode adiantar que as Escolas deverão seguir um cronograma prevendo datas para apresentação pública de sinopse do enredo, pesquisa para desenvolvimento do enredo, apresentação do samba de enredo e descritivo da estrutura que a Escola propõe para contar sua “história” na avenida.

7) O repasse da subvenção às Escolas de Samba obedecerá a critérios, tais como: número de brincantes inscritos (serão estabelecidos limites mínimo e máximo de brincantes) e cumprimento de etapas estabelecidas. O primeiro repasse acontecerá até 15 de dezembro de 2011, e será complementado em duas novas datas, em janeiro de 2012, sempre condicionado ao cumprimento de metas.

8 ) Os critérios de julgamento das Escolas e Blocos serão elaborados pela Secult e levado à consulta pública para aprovação das Agremiações devidamente cadastradas e aprovadas. Uma lista de jurados será apresentada às Agremiações, e deverá ser aprovada por maioria absoluta;

9) Será estabelecida premiação para as categorias de Escolas de Samba e de Blocos.

10) A Secult, através da sua Escola de Artes Visuais e do departamento de Artes Cênicas, voltará a oferecer oficinas de formação de mão de obra necessárias à produção carnavalesca, tais como: produção de adereços, alegorias e carros alegóricos, confecção de fantasias e um pequeno Curso sobre a História das Escolas de Samba no Brasil. A Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique oferecerá, no segundo semestre de 2011, oficina para a formação de bateria de escola de samba.

Parauapebas, 8 de marco de 2011
Cláudio Feitosa
Secretário municipal de Cultura

O secretário, em defesa das manifestações oferecidas pela Liga das Escolas de Samba de Parauapebas tece ainda algumas considerações:

“Acredito piamente que a população tem capacidade de organizar e preservar suas manifestações culturais. Exemplo cabal vem da nossa própria comunidade, quando um grupo de jovens iniciou há muitos anos a produção do Festival Junino Jeca Tatu.

São mais de 20 grupos que trabalham meses na elaboração de importante festa popular em Parauapebas.

Quem passa à noite pelo estacionamento na Praça de Eventos, já há alguns dias, pode testemunhar um grupo iniciando seus ensaios. O resultado disso pode ser observado na última semana de junho, quando uma arquibancada para mais de 4 mil pessoas mostra-se acanhada para receber tantas famílias prestigiando o evento. É bom lembrar que o Festival realizava-se no Ginásio Poliesportivo, e hoje, em função da parceria entre município e entidade cultural, recebe mais de 10 mil pessoas por noite em praça pública.

Este Festejo é realizado seguindo um padrão estabelecido em acordo entre a Secult e a Liajup (Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas). A Secult se responsabiliza pela infra-estrutura do Festejo, além da confecção e programação para dois outros ambientes (a Casa da Roça e a cidade cenográfica). A Liajup se incumbe pelo concurso junino. Critérios, jurados, ordem de apresentação são estabelecidas pela Liga, sem interveniência do poder público. Importante dizer que a desobediências às regras estabelecidas pela Liajup geram severas sanções.

A referência ao Festejo Junino torna-se necessária e é esclarecedora, em minha opinião.

No Carnaval, tentamos forjar um alicerce de relacionamento entre o ente público a e entidade representativa das agremiações carnavalescas, respeitando critérios semelhantes ao caso do Festival Junino Jeca Tatu. Nos dois casos, um protagonista é o mesmo: a Secult.

Na Festa Junina quase tudo funciona de forma harmoniosa (há sempre algumas diferenças, que nos dois últimos anos mostraram-se facilmente contornáveis).

No Carnaval nada funciona, quando falamos do relacionamento entres as partes.

Quem está essencialmente errado? Em nossa defesa temos o exemplo do Festival Junino Jeca Tatu para oferecer. Qual outro exemplo a Liabesp pode ofertar?

A Liabesp tem um calendário formal de reuniões entre diretoria e associados? A Liajup tem!

A Liabesp fez algum esforço para regularizar sua entidade? A Liajup está fazendo, e estará legalizada para o festejo de 2011!

A Liabesp consegue organizar os desfiles de suas associadas? A Liajup consegue, e muito bem!

A Liabesp estimula que seus associados façam atividades de arrecadação de fundos para o carnaval? A Liajup faz, com a elaboração de um calendário de Arraiais nas comunidades, que ajuda na produção das quadrilhas dos bairros.

A este rosário de exemplos juntamos o fato de que a subvenção pública às agremiações juninas é infinitamente inferior ao que até hoje foi repassado às agremiações carnavalescas. E, antes que alguém use o atraso no repasse, como desculpa para tanta incompetência, faço lembrar: houve atraso, mas o recurso foi repassado. O curioso é que logo depois de terem recebido, descobriram que não dava tempo para confeccionar o carnaval! Ameaçaram não desfilar, mas voltaram atrás, depois de argumentos do departamento jurídico da entidade que assinou o convênio de repasse, no lugar da Liabesp.

A este fenômeno dei um apelido: “síndrome do Bolsa Carnaval”. E para combater esta “doença” resolvi tomar as medidas anunciadas. Portanto, a Secult não reconhece mais a Liabesp como interlocutora na realização do Carnaval Oficial. Faremos um trabalho de fortalecimento diretamente com as Agremiações, buscando construir novas bases de relacionamento.

Trata-se de uma medida política tomada por mim, que pode, evidentemente, ser modificada quando da minha saída da Secretaria.

Tenho plena consciência de como funcionam os grupos de pressão e o que isso pode gerar, mas nunca mantive compromisso com o erro e a mediocridade. Sempre ajo de acordo com a minha consciência, e as medidas que ora anuncio buscam o fortalecimento, em Parauapebas, da mais importante festa cultural engendrada pelo povo brasileiro.

Por último, deixo uma mensagem aos produtores de Blocos e Escolas de Samba: na Secult, estarei de porta aberta para buscarmos o melhor caminho de fortalecimento do carnaval, legítima tradição cultural de nossa gente”.
Cláudio Feitosa
Secretário municipal de Cultura

32 comentários em “SECULT divulga mudanças para o carnaval 2012

  1. Pronto, falei! Responder

    Como dizemos lá no fórum da minha comu, CF fechou o debate.

    Esse povo é muito cínico, fala muito e não sabe o que diz.

    Surgindo risco de perder a mamata, os “valorosos produtores culturais” ficam desesperados. Não fazem questão nenhuma de discutir com um mínimo de racionalidade.

    É triste, mas nossa cultura com essas bases, nunca será, nunca será.

  2. Nome (obrigatório) Responder

    Ao invés de se submeterem a baixarias e consequentemente estarem prejudicando cada dia mais o pouco de cultura que existe em nossa cidade,
    podemos nos unir para valoriza-lá, e dar orgulho á população do nosso município.
    Os eventos cultulrais que acontecem na cidade são bons, mas o que assistimos são artes que não fazem parte ,do nosso padrão popular paraense.
    Então devemos fazer uma reformulação nos projetos da Secult: Dando assim incentivo aos grupos folclóricos,
    incentivar os grupos de teatro hip-hop e etc… Pensando bem precisamos de uma cultura definida: De apoio, de respeito, e humildade, por parte da nossa secretaria de cultura.
    Lutamos pela Arte de Parauapebas… Mayara Maciel Nildiany… Beto Farias…

  3. claudio feitosa Responder

    Esse negócio aqui virou um FEBEAPÁ*

    Sr. 27 e 28 (pelo português deve ser a mesma pessoa ou, no mínimo, frequentaram a mesma escola, ou melhor, gazetaram as mesmas aulas!)

    Näo seja(m) cretino(s). Esse falso bairrismo soa como falta de cultura e falta de argumento. Näo gosto de escrever neste tom, mas convenhamos, vc(s) passaram dos limites.

    A quantidade de vezes que ofertamos as manifestacöes culturais paraenses em nossas atividades é quase que inumerável. senäo vejamos: acabamos de concluir um trabalho de mais de seis meses na Palmares 2 baseado nos ritmos paraenses. Nas duas Semanas da Cultura, abrimos e encerramos os eventos com Carimbó. Nos Festivais de Danca, estavam lá o Lundu e o Carimbó. No 3 FEMPA, vieram Nilson, Lucinha e Marco Monteiro; No 4 FEMPA estiveram conosco a belenense Lya Shofia e a amapaense Patrícia Bastos. Na Festa Junina, Beto de Mayo apresentou um espetáculo baseado no riquíssimo cancioneiro amazonico – que por sinal é quase certo que conheco mais que vc – (Beto repetiu a dose na Semana da Cultura). E por aí vai…

    Quanto ao chorinho, devo-lhe dizer que esta é uma genuina musica brasileira, ao qual Waldemar Henrique bem admirava. E sendo bem brasileira, é bem paraense. Entende? Aliás, o movimento de choröes em Belém é um dos mais significativos do país.

    Sugiro ainda que tu oucas um pouco de Bach. Acho que tu vais perceber como as influências se manifestam na musica brasileira. Heitor Villa-Lobos, por exemplo, adorava Bach e as músicas produzidas na amazonia, sem contradicäo, sem exclusäo!

    Mas, se estamos devendo alguma coisa a alguém, devemos ao povo maranhense, cujas tradicöes säo riquíssimas e com as quais dialogamos pouco. Essa crítica aceito e dou a mäo à palmatória.
    Há um tempo atrás debati com o Afonso Camargo (olha ele aí de novo) a ideia de ajudarmos a lancar um centro de tradicöes maranheses. Essa gente, que sustenta a cidade nas costas, e é vítima de tanto preconceito. Taí uma coisa que gostaria de ver realizada.

    No mais, sugiro que fundamentes melhor tuas divergências.

    CF

    * FEBEAPÁ: Festival de Besteiras que Assolam Parauapebas
    com a licenca do Baräo de Itararé.

    PS: Este é meu último post neste emaranhado novelinho.
    PS1: Zé, ah, como eu gosto desses debates! Grato pela oportunidade.

  4. Nome (obrigatório) Responder

    Gostaria de falar sr Claudio Feitosa por que o sr inaltesse o trabalho cultural de seus pupilos Afonso Camargo e Sandra Santos e esquece dos profissionais que estavam envolvidos direto e indiretamente trabalhando nesse carnaval para a SECULT sem precisar de onus , (rsrsrsrsrs) será que eles não merecem respeito como os seus pupilos? Já vimos que em Paraupebas não temos profissionais artisticos. apenas na SECULT. AÁÁÁÁ vão se catar.

  5. Nome (obrigatório) Responder

    Hoje presenciamos secretárias como a nossa secretaria de cultura, sendo alvo de acordos políticos. É por isso que hoje em Parauapebas assistimos danças do Rio de Janeiro, Chorinhos do Rio de Janeiro, e Fantasias trasidas do Rio de Janeiro para escolas que desfilaram no domingo. Hoje não Ouvimos o som do carimbó, do bumba meu boi, as nossas danças regionais, pois o nosso secretario de cultura Claudio Feitosa só da oportunidade para os artistas do Rio de janeiro. Ué? será que não temos artistas qualificados aqui no municipio. Então no nosso carnaval está ficando do mesmo jeito: ridicularizado por pessoas que entram num cargo publico através de acordo. só tenho uma coisa pra finalizar. Dá licença Claudio Feitosa aqui não é Rio de Janeiro. Aqui temos o carimbó, retumbão, lundú, bumba meu boi e outros. precisamos limpar essa cadeira. pois a cultura quem faz é o povo e não um só determina. estamos indiguinados………….fiquem de olho!!!

  6. Nome (obrigatório) Responder

    No domingo 06/03 desfilou a escola Mocidade,estava na programação para entrar na avenida as 22:00 hrs,eu estava lá esperando,foi sair já era 00:15 hrs,no caso 2 hrs de atraso,estava lá a segurança completa,três carros de som,e o secretário acompanhando.
    Na terça 08/03 no protesto das outras 3 escolas de samba que saiu na avenida as 00:00 hrs,mandaram recolher todos os carros de som,mandaram os seguranças fazer duas barreiras em frente a zero hora,para nâo deixar as escolas passar,perguntei o pq ao um dos seguranças,e ele nos falou que era ondem do Secretário pra não deixar passar.
    Então veio um PM e peguntou se nós nos reponsabilizamos se acontecesse alguma coisa pq não ia ter segurança,e mandou sair a a barreira de segurança paga pela SECULT,mesmo com a falta de respeito do secretário ,passamos sem carro de som , com o som da banda tocando, sem segurança mais passamos no meio da comunidade de boa!

    Agora só uma pergunta!
    vc diz:2) O horário combinado para que a última agremiacäo entrasse para os desfiles era de 23:30,

    Porque a Escola Mocidade do Primavera passou depois de 00:00 hrs “eu estava lá”,vc não mandou recolher os carros de som e os seguranças se era até as 23:30hrs?????????????

  7. Nome (obrigatório) Responder

    Zé todo o espaço do seu site seria pouco para o meu desabafo,mais com algumas palavras pode dizer tudo:

    Claudio Feitoso entregue seu cargo arranjado para quem sabe fazer cultura,para quem tem a cultura no sangue!sua cultura é outra,mais antes vc no estudio de jornal!!!!

  8. Pronto, falei! Responder

    Quem subiu num camarote e observou o carnaval, viu que ela foi um sucesso. Mesmo que a Liga das escolas de samba não tenha cumprido a programação e tenha tentado atrapalhar a festa.

    Não tinha segurança e som na avenida na terça, porque não era o dia do desfile. Só por isso.

  9. Leitor Responder

    Engracado, nos anos anteriores nunca tivemos esse problema no carnaval foi so o todo podero presidente do PPS apresantador assumir a Secult, que tudo mudou vamos refletir.. Claudio seu dias de reinado estao contado, ate por por que nos os leigos poucos letrados sem bagajem temos sim a democracia e tambem no dia das eleicoes o nosso voto, e la entao daremos a resposta a tudo isso.

  10. claudio feitosa Responder

    Sr. muito estranho (nome bem apropriado)

    Näo vou gastar muitas letras do vasto vocabulário.

    1) Nunca foi negado que a escola Acadêmicos do Futuro é um projeto da Secult. Vc queria que viesse de onde o recurso para fazer esta escola? Investimos R$ 15.800 na Escola, seis mil e duzentos reias a menos que as demais escolas receberam.

    2) O horário combinado para que a última agremiacäo entrasse para os desfiles era de 23:30, e o dia estabelecido em acordo com a Liga era domingo e näo terca. Isso foi COMBINADO! e näo imposto. Depois desse limite de horário, ficaria impedida de desfilar. E sabe porque? Por que naquela praca estavam mais de 30 mil pessoas, e infelizmente quem desreipeitou ao público e o dinheiro público foram os dirigente das agremiacöes que só descobriram que näo tinham como fazer a escola depois de terem recebido o dinhiro. Isso é que é estranho!

    Por último: diga-me onde e quando vc ouviu ou viu eu me referir que “uma escola de samba só traz prujeízo”?
    O que eu afirmo é: a incompetência é a má-fé de alguns pseudos dirigentes da Liga e de algumas agremiacöes trazem prejuízo a ideia do carnaval e a toda comunidade”

    Gastei mais vocábulos que a vossa postagem merecia.

    Cláudio Feitosa
    secretário municipal de cultura

    PS: uma pergunta: juntando as três escolas que estavam na “manifestacäo”, o valor repassado perfaz R$ 66 mil reais. Havia faixas me xinguando suficiente para consumir tanto recurso ou os “pintores” andaram inflacionando o mercado?

  11. Cidadão brincante Responder


    Muito ESTRANHO!!!:

    Um carnaval onde, o secretario de cultura diz a uma Liga de escolas de samba que, escolas de samba “só trazem prezuizos ao municipio”, onde está realmente a leitura de se fazer CULTURA? , mais ainda… duas secretarias se unirem pra fazer escola de Samba e receber REPASSE da propria prefeitura para a Academicos do Futuro, sem esclarecer para a população que seu artista Plastico Afonso Camargo (o melhor da cidade ) prestou serviços a escola do futuro, juntamente com mão de obra de funcionarios da prefeitura sem nenhum ônus de (carnavalesco, artista plástico, mão de obra, espaço publico – CDC, alimentação…MUITO ESTRANHO MESMO!!!, mas fica realmente uma lição tamanha para as escolas de samba que arcam com toda a estrutura de serviços citados a cima, sem contar que já a alguns anos mesmo sem documentação é esta LIGA que faz o carnaval de Parauapebas e que faz com que nossa população FIQUE em nosso municipio no periodo de carnaval e que lota hotéis, move o comércio, gera renda ao munipio… Todos nós sabemos que quem faz CARNAVAL faz por que gosta, por que traz no SANGUE… CORAGEM, FORÇA E DETERMINAÇÃO.Pelo ao menos é isto que é demonstrado por estas pessoas que são os PRESIDENTES DE ESCOLAS DE SAMBA DE PARAUAPEBAS, que com todas as dificuldades passaram na avenida Sr. CLÁUDIO FEITOSA, sem SOM, SEGURANÇA, onde se quer a banda de FORRÒ no palco paraou de tocar para que eles podessem fazer seu manifesto de REPÚDIO contra o senhor. Isto demonstra o enorme interesse e respeito que o Sr. Cláudio Feitosa teve com o trabalho das comunidades que foram para a avenida.POR QUE SERÁ QUE A BANDA NO PALCO NÃO PAROU PARA QUE AS ESCOLAS DE SAMBA PODESSEM PASSAR NA AVENIDA????
    MUITA FALTA DE RESPEITO!!!
    MUITO ESTRANHO !!!

    Muito estranho?
    é a liga as escolas nào respeitarem o horario de desfiles, vi a seguranca e o carro de som na avenida ate o horario de previsto para a saida das agremiacòes ou seja até as 23 e 30horas, e depois o excedente de mais 20 minutos e nada das escolas sairem! tinha gente para ouvir as bandas tambem, e nào ficar a disposicào das escolas de samba!

  12. Pronto, falei! Responder

    Realmente é o trabalho da liga que faz as pessoas ficarem na cidade e os turistas virem pra prestigiar o carnaval do Pebas… (essa foi de morte)

    Se eu fosse o Cláudio Feitosa me livraria dessa dor de cabeça e passava a bola pra Liga fazer tudo sozinha, então.

    “CORAGEM FORÇA E DETERMINAÇÃO” (?????) Essas que se manifestam todo ano em fevereiro e acabam junto com dinheiro do “bolsa carnaval”?

  13. Muito ESTRANHO!!! Responder

    Um carnaval onde, o secretario de cultura diz a uma Liga de escolas de samba que, escolas de samba “só trazem prezuizos ao municipio”, onde está realmente a leitura de se fazer CULTURA? , mais ainda… duas secretarias se unirem pra fazer escola de Samba e receber REPASSE da propria prefeitura para a Academicos do Futuro, sem esclarecer para a população que seu artista Plastico Afonso Camargo (o melhor da cidade ) prestou serviços a escola do futuro, juntamente com mão de obra de funcionarios da prefeitura sem nenhum ônus de (carnavalesco, artista plástico, mão de obra, espaço publico – CDC, alimentação…MUITO ESTRANHO MESMO!!!, mas fica realmente uma lição tamanha para as escolas de samba que arcam com toda a estrutura de serviços citados a cima, sem contar que já a alguns anos mesmo sem documentação é esta LIGA que faz o carnaval de Parauapebas e que faz com que nossa população FIQUE em nosso municipio no periodo de carnaval e que lota hotéis, move o comércio, gera renda ao munipio… Todos nós sabemos que quem faz CARNAVAL faz por que gosta, por que traz no SANGUE… CORAGEM, FORÇA E DETERMINAÇÃO.
    Pelo ao menos é isto que é demonstrado por estas pessoas que são os PRESIDENTES DE ESCOLAS DE SAMBA DE PARAUAPEBAS, que com todas as dificuldades passaram na avenida Sr. CLÁUDIO FEITOSA, sem SOM, SEGURANÇA, onde se quer a banda de FORRÒ no palco paraou de tocar para que eles podessem fazer seu manifesto de REPÚDIO contra o senhor. Isto demonstra o enorme interesse e respeito que o Sr. Cláudio Feitosa teve com o trabalho das comunidades que foram para a avenida.
    POR QUE SERÁ QUE A BANDA NO PALCO NÃO PAROU PARA QUE AS ESCOLAS DE SAMBA PODESSEM PASSAR NA AVENIDA????

    MUITA FALTA DE RESPEITO!!!

    MUITO ESTRANHO !!!

  14. José Sobrinho Responder

    Abistendo-me da paixão pela festa em si. O momento é oportuno para as propostas de mudanças no que tange à organização. Afinal de contas tudo que tem de ser feito merece ser bem feito. Parabéns Cláudio, conte com o meu apoio.

  15. claudio feitosa Responder

    Alô, cidadäo brincante.

    Conseguistes fazer duas coisas antagônicas ao mesmo tempo: foste absolutamente justo ao lembrar daqueles que realizaram a producäo, os bastidores da festa, mas esqueceste (sendo absolutamente injusto! rsrsrs) de duas pessoas fundamentais nessa história: Afonso Camargo e Sandra Santos, sem quais näo teríamos Acadêmicos do Futuro, e, numa visäo mais ampla, seríamos muito mais pobres em matéria de militância cultural em nossa cidade.

    Na tarefa diária de combater a treva é sempre bom lembrar de quem garante a luz, certo?

    Cláudio Feitosa
    sec. municipal de Cultura

    ps: esquecemos ainda da Rose Valente, do Jeanderson, da dona Antonia, do “Superman”, do Jr motora, do Tonico Ferreira (recém chegado à turma) e do super Aguinaldo, artesäo contratado para o Carnaval.

  16. Maria Gil Duarte Responder

    Ri alto:

    Leitor disse:
    “lembre-se que o lugar que vc esta e publico e suas decissoes nao podem esta limitadas ao seu ponto de vista mais sim da populacao de Parauapebas”


    Podíamos perguntar o que a população acha do poder público repassar 25 mil reais para uma escola de samba imaginária realizar desfiles como os que temos visto. (Digo imaginária, pois, até onde sei, nenhuma delas existe de fato ou de direito, nem executa atividade que justifique tal nomenclatura).
    Podíamos perguntar também o que a população acha de comprar um abadá que já foi pago com dinheiro público para participar do carnaval de rua.
    Os produtores culturais levam o carnaval tão a sério, que um simples atraso no recebimento da famigerada verba leva tudo a perder.
    Em qualquer lugar do mundo a Liabesp não receberia um centavo até regularizar seus papéis, mas em Parauapebas existe essa maré mansa e tudo se ajeita, um ajuda o outro e tal.. (Vide exemplo da Escola da Latinha que em 2009 perdeu o desfile para a concorrente a quem emprestou sua bateria. Cômico).
    Agora, o que me faz achar graça é que no final das contas até as faixas “fúnebres” que desfilaram ontem foi a Secult quem pagou.

  17. Nome (obrigatório) Responder

    Ri alto:

    Leitor disse:
    “lembre-se que o lugar que vc esta e publico e suas decissoes nao podem esta limitadas ao seu ponto de vista mais sim da populacao de Parauapebas”


    Podíamos perguntar o que a população acha do poder público repassar 25 mil reais para uma escola de samba imaginária realizar desfiles como os que temos visto. (Digo imaginária, pois, até onde sei, nenhuma delas existe de fato ou de direito, nem executa atividade que justifique tal nomenclatura).
    Podíamos perguntar também o que a população acha de comprar um abadá que já foi pago com dinheiro público para participar do carnaval de rua.
    Os produtores culturais levam o carnaval tão a sério, que um simples atraso no recebimento da famigerada verba leva tudo a perder.
    Em qualquer lugar do mundo a Liabesp não receberia um centavo até regularizar seus papéis, mas em Parauapebas existe essa maré mansa e tudo se ajeita, um ajuda o outro e tal.. (Vide exemplo da Escola da Latinha que em 2009 perdeu o desfile para a concorrente a quem emprestou sua bateria. Cômico).
    Agora, o que me faz achar graça é que no final das contas até as faixas “fúnebres” que desfilaram ontem foi a Secult quem pagou.

  18. Cidadão brincante Responder

    Parabens claudio feitosa, e principalmente sua equipe Girào, Maicon, Júnior, Helena, Claudinha, Giu duarte Edlene, Marina, e todos que contribuiram para a excelencia do que foi este carnaval! voce e sua equipe estào verdadeiramente de parabens! fale o que quiserem mas se falando de verba publica tem que ter seriedade.

  19. claudio feitosa Responder

    Caro Ederson,

    Dê-me uma informacão: vc ficou a maior parte do tempo em um mesmo local? Sendo afirmativo, diga-me onde, pf.

    A sonorizacão contratada é, hoje, considerada uma das melhores do Estado, e, para nossa sorte, é daqui de Parauapebas.

    Eu circulei bastante, e também acho que o som näo foi o melhor no fundo da praca e em frente à Leolar.
    Em 2012, penso que vamos ter de reforcar a sonorizacão neste espacos mencionados, sobretudo porque há o propósito definido de aumentar o investimento, agregando ao evento alguns conceitos de turismo regional, como divulgacão externa e uma forte política de fortalecimento dos blocos e escolas, como já anunciado.

    Para sua informacão, realizamos uma pesquisa entre os comerciantes eventuais (barraqueiros) e brincantes. O resultado será divulgado no início da próxima semana, mas posso adiantar que a resposta é bem positiva.

    Penso que consolidando essas políticas, teremos, certamente, um dos melhores carnavais do Estado.

    abraco,

    Cláudio Feitosa
    sec. municipal de Cultura

    …………………….

    Ras Lídio,

    No anos passado realizamos uma oficina com técnicos da Fundacão Curro Velho de Belém. O resultado foi positivo, apesar da pouca procura por parte das Escolas de Samba. Esse ano vamos fortalecer esse trabalho, principalmente em funcão da inauguracäo da Escola de Artes Visuais, que ficará sob os auspícios do nosso Afonso Camargo, que, por sinal, deu um show de criatividade e competência ontem à noite, levando Monteiro Lobato para o desfile da Acadêmicos do Futuro.

    abracos,

    CF.

  20. Ederson Responder

    Cláudio,
    Está de Parabéns pelas mudanças no Carnaval de Parauapebas. Esperamos que 2012 seja melhor que esse e tambem tenha muito som, porque esse ano faltou volume maximo no som. tirando o som o resto tá de Parabéns! 🙂

  21. claudio feitosa Responder

    Caro Ras Lídio,

    Conto com a sua ajuda para implantar essas mudancas, que do nosso ponto de vista seräo salutares para ordenar, disciplinar e desenvolver o Carnaval de Blocos e Escolas em nossa cidade.#

    …………………….

    Caro Baltazar,

    Grato pelo apoio, e fique certo que a única coisa que permeia estas decisöes é a busca da melhora de nossa comunidade.

    abracos,

    Cláudio Feitosa

  22. Pra Boi Dormir Responder

    Pode alguém, seriamente, defender a postura da LIABESP e seus associados? Já vi outros carnavais, acompanhei este e posso dizer que elas encontram-se do mesmo jeito que estavam anos atrás. Não evoluíram em nada e eu estou me referindo principalmente em organização. Cadê os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano? Não fazem um bingo, não rifam nem uma chaleira velha para arrecadar fundos para o carnaval, não organizam uma roda de samba, uma feijoada, nada.. Quem sabe dessas escolas ao longo do ano?

    O Secretário vai passar a cobrar com mais rigor? Tá certo. É de dinheiro público que estamos falando. Mas também acenou com propostas muito boas.. oficinas de confecção de alegorias, fantasias e adereços, oficinas para bateria de escola de samba.. iniciativas louváveis.. mas às “escolas” isso não interessa. Só querem saber de uma coisa: dinheiro. Dinheiro fácil, não declarado e certamente sem prestação de contas.

  23. claudio feitosa Responder

    Caro leitor,

    Qual é o ponto de vista médio da populacäo de Parauapebas?

    Tenho exercido a funcäo pública de forma republicana, prezando pelo bom uso do recurso público, estimulando os espacos de debate, aplicando políticas públicas integrantes e democráticas. Penso que essas questöes servem de exemplo sobre o “uso do poder”.

    abraco,

    Cláudio Feitosa
    secretário municipal de Cultura

  24. Leitor Responder

    Essa cadeira que vc ocupa na Secult náo foi a populacao que lhe colocou ai, mas sim o seu partido politico com o atual governo pois se fosse realmente atraves da democracia duvido que estaria onde vc esta hoje. mas o futuro a Deus pertence.

  25. Leitor Responder

    Claudio, lembre-se que o lugar que vc esta e publico e suas decissoes nao podem esta limitadas ao seu ponto de vista mais sim da populacao de Parauapebas, que mesmo antes de vc esta aqui ja existiam sem a sua presenca. para refletir – quer conhecer uma pessoa der poder a ela. exemplo bem claro.

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