O primeiro Processo Seletivo Especial de 2016, destinado ao preenchimento de 50 vagas no curso de bacharelado em Direito, denominado Direito da Terra para jovens e adultos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) continua com inscrição aberta até a próxima segunda-feira (7).
A formação é oferecida por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O processo seletivo terá duas etapas, que serão executadas pelo Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (CEPS/UFPA), em parceria com a Unifesspa.
As solicitações de inscrição estão sendo realizadas, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br. Para participar, o candidato deve ter concluído o ensino médio, além de não possuir outra graduação.
O certame será realizado em duas etapas, na cidade de Marabá. A primeira com prova objetiva e a redação em Língua Portuguesa serão realizadas no dia 03 de abril, no horário de 14h às 18h. Já a segunda, será uma entrevista de caráter classificatório e eliminatório. O local, data e horário da entrevista serão divulgados no decorrer do processo.
O curso terá duração de cinco anos, com previsão para iniciar no 2º período de 2016. As aulas acontecerão no campus I da Unifesspa, em Marabá, na modalidade presencial, em regime de alternância pedagógica. A metodologia de ensino prevê dois momentos de formação: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade, com atividades organizadas em calendário próprio para a integralização curricular.
De acordo com o edital, o Tempo Universidade será desenvolvido com aulas presenciais nas dependências da Unifesspa. Já o Tempo Comunidade ocorrerá na comunidade de origem do estudante, com acompanhamento dos professores.