Celpa orienta clientes sobre como evitar acidentes envolvendo instalações elétricas internas e furto de energia
Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, desde o início deste ano foram contabilizadas mais de mil ocorrências de incêndio envolvendo a rede elétrica em todo o estado. Cerca de 80% desses casos está relacionado às instalações elétricas internas, cuja responsabilidade cabe ao consumidor na hora da construção dos imóveis, assim como a manutenção dessa fiação. A outra parcela está relacionada ao furto de energia, as famosas ligações irregulares.
Na Região Metropolitana de Belém, foram registradas, desde o início do ano, cerca de 23 ocorrências de incêndio em função de ligações clandestinas à rede de distribuição. Em relação às instalações elétricas internas, o número de ocorrências chega a 659. Em Santarém, estes números ficam em duas ocorrências por conta do furto e 70 casos de incêndio nas instalações elétricas. Marabá também aparece neste ranking, com quatro notificações de incêndio em função de ligações clandestinas e 64 ocorrências envolvendo a fiação dos imóveis. Altamira figura na lista com 11 casos envolvendo instalações elétricas internas.
Nesse cenário, a Celpa orienta sob vários aspectos, com destaque para as instalações elétricas internas, como explica o executivo da área de segurança da Celpa, Alex Fernandes. “O cliente deve pedir que o profissional verifique toda a fiação elétrica, principalmente o aterramento geral, tomadas, interruptores e disjuntores para se certificar de que tudo está em perfeito estado”, orienta o executivo.
Os cuidados já devem ser redobrados logo na construção e reforma de imóveis. Algumas obras com dois pavimentos ou mais, por exemplo, ficam muito próximas da fiação elétrica. Nesses casos, é essencial manter sempre uma distância de três metros da rede, e evitar a proximidade com vergalhões, barras de ferro e outros materiais que podem comprometer segurança junto a rede.
Quando o assunto é furto de energia, que é um dos principais causadores de acidentes a concessionária reforça que as ligações clandestinas são procedimentos irregulares e que geram prejuízos a toda a sociedade, como interrupções no fornecimento e oscilações no nível de tensão. As ligações da rede elétrica, só podem ser feitas pelo eletricista da Celpa. O contato com rede elétrica deve ser evitado, assim como as ligações clandestinas.
Buscando informar ainda mais sobre o tema, a Celpa aproveita para orientar sobre segurança com a rede conforme os seguintes itens:
-
Ao instalar ou manusear a antena em residências, deve-se escolher um lugar afastado dos fios da rede elétrica e sempre quando o tempo estiver bom. Caso a antena caia nos fios, nunca tentar segurá-la ou recuperá-la.
-
As pipas devem ser empinadas longe da fiação elétrica. Quando o ‘papagaio’ ficar preso a fiação, jamais deve ser feito esforço para retirá-lo. O movimento de puxar a linha pode acarretar em uma descarga elétrica.
-
Em casos de cabos partidos, eles jamais devem ser tocados. Deve-se sinalizar o local para que outras pessoas não entrem em contato e ligar imediatamente para a Celpa no 0800 091 0196 e informar o ocorrido.